Cerca de 700 mulheres da Emlur realizam caminhada pelo Centro

Por - em 91

Uma caminhada pelas ruas do centro de João Pessoa marcou na manhã desta segunda-feira (8), o Dia Internacional da Mulher. Promovida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) dentro da programação do mês da ‘Cidadania Ativa das Mulheres’ da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a VI Caminhada das Mulheres da Emlur mobilizou mais de 700 servidoras, que trocaram os instrumentos de trabalho pelo combate à violência e o fim da desigualdade de gênero.

Vestidas de lilás, chapéus com flores, segurando cartazes, faixas, balões coloridos e leques, as participantes da caminhada pediram mais segurança, justiça e respeito à dignidade das mulheres. Elas mostraram que estão engajadas na luta contra a violência e chamaram a atenção de quem passava para o tema central do evento: “Faça a diferença! Denuncie a violência’.

O prefeito Ricardo Coutinho acompanhou a caminhada desde o início e, na chegada ao Ponto de Cem Réis, parabenizou todas as mulheres pelo dia e falou sobre a importância da data, principalmente no que diz respeito à igualdade de homens e mulheres no mercado de trabalho. Segundo Coutinho, a luta pela valorização da mulher no mercado de trabalho não é exclusivamente delas, mas de todos que querem e precisam viver numa sociedade mais igualitária.

Na ocasião, ele destacou o compromisso da prefeitura municipal com a questão da igualdade de gênero e falou sobre ações realizadas pela gestão para melhorar a vida das mulheres pessoenses. “As mulheres conseguiram um grande avanço nos últimos cinco anos com as políticas públicas realizadas pela gestão. Temos como exemplo o apoio às artesãs, o Empreender Mulher, o Centro de Referência da Mulher, que já atendeu 1.110 vítimas de violência, a titularidade das casas entregues pela Secretaria de Habitação e, agora, com a criação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, fazendo com que as ações sejam mais centralizadas”, afirmou.

Compromisso – Desde as primeiras horas da manhã, as servidoras da Emlur, lideranças comunitárias e mulheres de outras secretárias do município se concentraram na Praça Pedro Américo, em frente ao Paço Municipal, onde participaram de um café da manhã.

Debaixo de sol forte, as mulheres percorram diversas ruas do centro da Capital até chegar a Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Réis. No local, foi montada a feira “Mulheres Artesãs em Movimento”, onde estão sendo vendidos produtos artesanais, além de contar com serviços oferecidos pela prefeitura. A atividade programada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres vai até esta quarta-feira (10), das 8h às 18h.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, considerou positiva a VI Caminhada das Mulheres. “A caminhada das mulheres já é uma tradição e foi o ponta-pé inicial da programação que a Emlur vai promover durante todo este mês de março, com palestras sobre o enfrentamento à violência e cuidados com a saúde, além de exames médicos para as servidoras”, disse o titular da pasta.

A concentração de mulheres na Praça Pedro Américo chamou a atenção de várias pessoas que transitavam na área. Entre elas, estava a funcionária pública Maria das Graças Santos. Para a funcionária pública, as mulheres ainda sofrem caladas toda sorte de violência, seja ela, moral, psicológica ou física. “Parabenizo a gestão municipal que tem investido em políticas públicas para mulheres como forma de valoriza e aumentar a auto-estima, fazendo com que elas tenham mais respeito e dignidade em sua luta diária”, disse.

Já a coordenadora do Setor de Almoxarifado da Emlur, Ana Paula Ribeiro, disse que a caminhada representa a busca da mulher pela igualdade e pelos seus direitos “É um dia de festejar, mas também de lutar para que possamos acabar com todo o tipo de violência que atinge a mulher”, acrescentou.