Cerca de 80 mulheres participam do Seminário de ‘Mulheres de Terreiro’

Por - em 28

Cerca de 80 mulheres de diferentes terreiros participaram nesta terça-feira (23) do II Seminário de Mulheres de Terreiro. O evento aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na avenida Beira Rio, e foi promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O seminário faz parte da programação de comemoração da Consciência Negra e de Combate a Violência contra a Mulher.

“O Seminário é importante porque, além de trazer a reflexão de temas como, o racismo e a intolerância religiosa, aponta para o governo ações para o enfrentamento destes problemas sociais”, destacou a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nézia Gomes.

Segundo Josi Alves, da Rede Tradicional de Mulheres de Terreiros, o evento é um espaço de troca, mas também de reflexão e deliberações. “No Seminário tivemos a oportunidade de debater sobre políticas públicas para as mulheres, mas também, de incluir as demandas das mulheres de terreiros nestas políticas. A Prefeitura está de parabéns por realizar, nesses dois anos, um evento tão produtivo. É mais uma conquista de espaço para nós”, afirmou Josi Alves.

O evento contou ainda com a participação da Ìyábassé Vera Baroni, da Rede de Mulheres de Terreiros de Pernambuco. O seminário teve a parceria da Rede Tradicional de Mulheres de Terreiros, além de outras representações, como Ilê Tata do Axé, Ilê Asé D’Osoguiá, Ilê Axe Dessen Dan, Ilê Axé Omilodé e Grupo Iyálodê.