Cerca de cinco mil crianças fazem a festa nas Muriçoquinhas do Miramar

Por - em 14

Com o slogan “Com o pé na folia e de olho no trânsito”, milhares de crianças ganharam a Via Folia (Avenida Epitácio Pessoa), no início da noite desta segunda-feira (28) no desfile do bloco ‘Muriçoquinhas do Miramar’. Vestidos de personagens como branca de neve, homem aranha, palhaços, índios, entre outros, cerca de 150 mil foliões dançaram ao som de muito frevo e músicas infantis. A animação ficou por conta de cinco orquestras de frevo, grupos de cultura popular e dos grupos ‘Latatá’ e o ‘Baticumlata’, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Ainda na Praça das Muriçocas, local da concentração, meninos e meninas formaram fila para incrementar a fantasia e desenhar no rosto placas de trânsito. A iniciativa foi da organização do ‘Bloco da Faixinha’, formado por filhos de servidores da Superintendência de Transporte de João Pessoa (STTrnas) e que sai pelos segundo ano consecutivo, reunindo cerca de 200 crianças. O estandarte da agremiação também foi confeccionado com base no tema do trânsito.

A funcionária Pública Marluce Nunes trouxe pela primeira vez os quatro netos Maria Eduarda, de 10 anos; Eduardo Jorge, de 5 anos; Maria Luiza, de 3 anos e Ana Eliza, também de 03 anos. “Acho muito importante aproximar meus netos das normas básicas de trânsito”, comentou Marluce. Para a mais velha do grupo, Eduarda, participar do desfile das Muriçoquinhas no ano em que o tema é trânsito fez com que os seus conhecimentos aumentassem. “Eu estudo a terceira série e já aprendi na escola alguma coisa sobre o trânsito. Vou adorar aprender mais aqui, brincando”.

Grávida de oito meses e meio, a técnica em enfermagem Valquíria Targino veio com o marido, Daniel da Silva e o filho Lucas, de 4 anos. Para ela, associar folia com educação faz com que as crianças aprendam brincando. “Desde um ano de vida que trago Lucas e ele sempre se diverte muito. Acho interessante o desfile ter um tema, parar alerta e ensinar as crianças sobre determinados assuntos”, ressaltou Valquíria.

Da Praça das Muriçocas, os foliões mirins seguiram pela avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré. Durante o percurso, além de muito frevo, os ‘pequenos’ conheceram algumas regras de educação para o trânsito, com as diversas faixas espalhadas pela avenida.