Cerest promove curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador

Por - em 1362

Luis Sousa

Visando uma melhor qualidade de vida para o trabalhador, o Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza entre os dias 18 e 22 de maio, mais uma edição do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador. A capacitação acontece na sede do Cerest, no Cais Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n.

“Contaremos com a participação de técnicos de Vigilância em Saúde dos municípios de Caaporã, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Lucena, Pedro Régis e Riachão do Poço, como também de técnicos no INSS e a participação de representações sindicais”, explicou o coordenador do Cerest, Kleber José.

O curso será realizado através de um projeto de capacitação, em convênio com Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro.

“A capacitação tem carga horária de 40 horas e nosso objetivo é qualificar as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, na Macrorregional I, onde atua o Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)”, complementou o coordenador.

Informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones 3218-7114 ou 3214-3219 ou através do e-mail cerestmacrojp@gmail.com

Cerest – O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) desenvolve ações de melhoria nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. O centro capacita à rede de serviços de saúde, assessora a realização de convênios de cooperação técnica, subsidia a formulação de políticas públicas e apoia a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

O Cerest faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) criada pelo Ministério da Saúde para implementar uma política especializada para pessoas que exercem atividades remuneradas. Esta ferramenta age de forma integrada em todo Brasil Através de unidades descentralizadas.

O Renast possui atuação em João Pessoa e mais 64 municípios pactuados que compõem a 1ª Macrorregional de Saúde do Estado da Paraíba. A porta de entrada do serviço é a Atenção Básica dos municípios. Em João Pessoa os encaminhamentos se dão através das 181 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas pelos cinco Distritos Sanitários.