Cerimônia de abertura terá ministro e os ginastas Diego e Daniele Hypólito

Por - em 22

A abertura oficial das Olimpíadas Escolares do Brasil acontece nesta quinta-feira (8), às 19h, no ginásio de esportes do Colégio Marista Pio X, na Capital. A solenidade vai contar com a participação do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), do ministro dos Esportes, Orlando Silva e do representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner. A pira olímpica será acessa por atletas paraibanos e nacionais, entre eles Káio Márcio, Ednanci Silva e Daniele e Diogo Hypólito. A competição acontece até o próximo dia 18 de novembro e deve reunir cerca de 3 mil atletas de 25 estados brasileiros.

Desportistas, comissões técnicas e a população que comparecer ao local serão recepcionados por bandas marciais da Escola Municipal CPMAC e do Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Logo após, serão exibidos vídeos sobre os Jogos Pan-Americanos 2007, realizados na cidade do Rio de Janeiro, e sobre a Capital paraibana.

A solenidade começa com o desfile de representante das 25 delegações que participam dos jogos e com o pronunciamento das autoridades presentes. Ao todo, são esperadas 5 mil pessoas na competição, entre atletas, técnicos e assessores. Os jogos serão divididos em nove modalidades, que contarão com a participação de atletas em idade de 15 a 17 anos.

Cultura – Esta será a primeira vez que um estado nordestino sedia os jogos olímpicos escolares do país. Por conta disso, a cultura local será exaltada na cerimônia de abertura, com apresentações do grupo folclórico do Colégio Pio X e do grupo de percussão da Autarquia Municipal de Limpeza (Emlur), Baticumlata. Além deles, haverá a apresentação do cantor Fuba, entoando cantigas dos blocos do ‘Folia de Rua’, acompanhado também dos respectivos estandartes das agremiações.

A pira olímpica será acessa após o revezamento de vários atletas, que circularão o ginásio com a chama até o local onde ficará guardado o fogo que representa o espírito de competição e companheirismo do evento. Participarão desse momento, os atletas Daniele e Diogo Hypólito, Ednanci Silva, Ednalva Laureano (Pretinha), Vicente Lenilson, Zé Marco, Isabela Maroja, Isaac Alves, Kay France e Káio Márcio.

“A abertura dos jogos vai exaltar a cultura do nosso Estado e ainda reserva algumas surpresas para quem for ao local”, garantiu a assessora do Cerimonial da Secretaria de Esporte do município, Fernanda Albuquerque.