Ceumar e Arautos Profanos no Seis e Meia desta quarta

Por - em 33

A cantora e compositora mineira Ceumar será a atração principal do Projeto Seis e Meia desta quarta-feira (9), quando mostrará pela primeira vez ao público paraibano todo seu potencial vocal e criativo. A abertura do evento será feita pelo grupo paraibano Arautos Profanos, que tem um trabalho de expressão no campo regional e folclórico.

O Projeto Seis e Meia é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com a Acorde Produções e recebe o apoio cultural da Faculdade Maurício de Nassau, do Ambassador Flat, mais os restaurantes ‘Dona Branca’, ‘Vila Cariri’ e ‘Cia. do Chopp’. O evento acontece sempre às 18h30 na Praça de Eventos do MAG Shopping, no bairro de Manaíra. Os ingressos custam R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (estudante) e podem ser comprados antecipadamente ou na hora do show da Loja da Oi, localizada no térreo do MAG. Mais informações pelo telefone 9134-7610.

Trajetória de sucesso – A mineira Ceumar canta, compõe, toca violão, faz arranjos e cria a sua própria música desde 1995, ano em que chega a São Paulo. Conduz com desenvoltura a carreira independente, produz seus discos, participa ativamente de projetos coletivos e variados no Brasil e no exterior.

‘Dindinha’, lançado em 2000, foi seu disco de estréia, produzido por Zeca Baleiro, com auxílio luxuoso de diversos instrumentistas. O CD apresenta composições tradicionais de Luiz Gonzaga e Sinhô, além de músicas inéditas de Chico César, Itamar Assumpção e Zeca Baleiro.

Em 2003, Ceumar lança seu segundo disco intitulado ‘Sempreviva!’, onde ela mesma assina a produção musical e arranjos, além de se apresentar como compositora em parcerias com Alice Ruiz – poeta paranaense – Tata Fernandes e Chico César.

Depois foi a vez de ‘Achou!’, disco gravado em parceria com o compositor e violonista Dante Ozzetti, lançado em 2006 pela gravadora MCD. Esse trabalho mostra parcerias de Dante com letristas convidados, a exemplo de Luiz Tatit, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Chico César, Kléber Albuquerque e Alzira Espíndola.

No exterior – Fora do Brasil Ceumar tem obras lançadas em coletâneas dos selos Nascente e Putumayo (Music from the Coffee Lands II) distribuídas por países da Europa e EUA. A artista já se apresentou em vários estados brasileiros e em muitos países. Desde 2006 realiza um trabalho musical com o pianista holandês Mike Del Ferro. Em outubro de 2006 fez com ele e seu trio sete shows na Holanda e na Bélgica.

Com Dante Ozzetti e grupo, esteve no México e em setembro de 2007 participou do Festival de La Musica Viva de VIC, em Barcelona, na Espanha. Também no ano passado participou do Festival Internacional da Lusofonia ‘Cantos na Maré’, em Pontevedra-Galícia. Em 2008, Ceumar vem fazendo turnê pelo Brasil apresentando sua arte de muita qualidade e percepção do cotidiano. No Seis e Meia, fará uma retrospectiva de sua carreira.

‘Arautos’ – Com uma proposta bem definida de valorização da música nordestina, o grupo ‘Arautos Prafonos’ tem a proposta de fazer música destacando temas atuais a exemplo da preservação da natureza, liberdade de expressão e preconceito.

A banda, formada por Joselito Silva (bateria), Paulo Paixão (teclados), Mazinho Bandeira (percussão), Jânio (acordeom), Jonny (baixo), Clementino Lins (voz e violão) e Cristiana e Adriano (backing vocal), tem no repertório ritmos que resgatam o mais puro folclore do Nordeste, sempre com uma nova roupagem, a exemplo da ciranda, reisado, boi de reis e muito mais.