‘Chama Forrozeira’ tem Flor do Caruá e Edson Azevedo, nesta sexta

Por - em 80

O projeto ‘Chama Forrozeira’ tem continuidade nesta sexta-feira (13), com a apresentação do grupo Forró Flor do Caruá e do cantor, compositor e sanfoneiro Edson Azevedo. O evento é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, sendo fruto da parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Fórum de Forró PB e Associação Balaio Nordeste. Os shows acontecem no Ponto de Cem Réis, a partir das 18h.

O trabalho realizado pelo campinense Edson Azevedo visa enaltecer as matrizes culturais do chamado “forró de raiz”, como o xote, xaxado, baião e arrasta pé. Entre as composições do artista, pode-se destacar em especial as músicas cujas letras exploram o duplo sentido.

Foi assim que em março de 2009 Edson Azevedo gravou seu primeiro CD, com 16 faixas, todas com letras de sua autoria, intitulado “Comendo os Dedos”. O álbum teve a participação do seu parceiro musical e cantor João Gonçalves, o Rei do Duplo Sentido. João Gonçalves foi autor, por exemplo, do primeiro sucesso nacional de Genival Lacerda, “Severina Chique”.

Nesta sexta-feira, Edson Azevedo vai apresentar um repertório baseado em músicas autorais, muitas delas já gravadas por João Gonçalves. Também interpretará compositores como Luiz Gonzaga, Antônio Barros e Ceceu, além de Jackson do Pandeiro.

‘Chama Forrozeira’ começou em 30 de março. O evento acontece todas as sextas-feiras, até 15 de junho. Por noite, são duas atrações, que vão tocar e cantar músicas que enfatizam a matrizes do forró tradicional.

Flor de Caruá – O trabalho do grupo pessoense é baseado no forró tradicional, conhecido popularmente como “pé-de-serra”. Fundado em 2000 como Trio Forrofiá, mudou para o atual nome em fevereiro de 2008, em homenagem a uma planta nativa do Nordeste brasileiro.

Coordenada pelo baixista Haniel Carvalho, Flor do Caruá já levou seu forró animado para toda a Paraíba. Fazem ainda parte do grupo João Silva (sanfona), Zé Adailton (zabumba) e Germana Alves (voz e triângulo).