Chuva dá trégua e Prefeitura acelera duplicação da Pedro II

Por - em 22

A pausa nas intensas chuvas sobre a Capital possibilitou acelerar o ritmo de trabalho na obra de duplicação da Avenida Pedro II, que está sendo executada pela Prefeitura de João Pessoa numa ação de sua Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra). O secretário João Azevedo informou que atualmente os serviços se concentram na conclusão da terraplenagem e da rede de drenagem, mais os poços de visitas (bueiros) e pequenos cortes nas barreiras para ajustar a via no sentido centro-bairro.

A terraplenagem, que dá maior visibilidade ao alargamento propriamente dito, corta todo o lado direito da via (sentido bairro/centro), no trecho entre o girador da UFPB até a Avenida Rui Barbosa, no Bairro da Torre, compreendendo aproximadamente dois quilômetros de extensão. O próximo passo será o recapeamento asfáltico.

Ciclovia – Após a terraplenagem, serão concluídos os serviços de drenagem e pavimentação, bem como obras complementares de meio-fio, calçadas, ciclovia, iluminação ornamental e sinalização (horizontal e vertical). A população contará também com uma ciclovia, no trecho que vai desde as imediações do Complexo Juliano Moreira até a Comunidade São Rafael. No que se refere à calçada do Ibama, o secretário garantiu que não haverá nenhuma alteração em seu tamanho ou largura. O que está previsto é apenas um realinhamento na estrutura.

A obra no seu todo deve ser concluída no mês de junho próximo. Porém, mesmo com todas as precauções tomadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para que a chuva não atrapalhasse o andamento dos trabalhos com infiltrações, as sucessivas precipitações podem prorrogar o prazo para o recapeamento da pista.

Depois de pronta a duplicação e realizado o deslocamento da mureta central, a via passará a ter duas pistas de rolamento, cada uma com três faixas em cada sentido. Os trabalhos da Seinfra estão sendo realizados com apoio da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e o principal objetivo é melhorar o tráfego de veículos em circulação entre o Centro e a Zona Sul da cidade.