Chuvas: Defesa Civil não registra ocorrências graves

Por - em 47

Apesar das pancadas de chuvas que ocorreram no fim de semana, principalmente durante a madrugada, nenhuma ocorrência grave foi registrada pela central Defesa Civil de João Pessoa. O único fato registrado foi o deslizamento de uma barreira no bairro do Róger, na última sexta-feira (24). Na manhã desta segunda (27), agentes da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) retiraram os entulhos que ainda restaram no local.

A lama invadiu o quintal de duas casas que estão localizadas na encosta da barreira. Segundo a equipe técnica da Defesa Civil, a estrutura física das residências não sofreu danos, mas uma das famílias teve que ser deslocada para a casa de parentes.

O técnico da defesa Civil, Alberto Sabino, explicou que a barreira permanece estabilizada e não oferece risco de sofrer novos deslizamentos. “Estivemos vistoriando o local na sexta e hoje pela manhã. Por enquanto, tudo permanece estabilizado. Mas mesmo sem oferecer risco, a Defesa Civil continuará monitorando a área. Caso as chuvas permaneçam ao longo da semana, iremos elaborar um plano de contenção para a barreira, a fim de evitar que aconteçam desastres de maiores proporções”, disse.

Prevenção
– O Plano de Contingência da Defesa Civil, realizado desde o início do ano em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), é apontado pelos técnicos como responsável pelas poucas ocorrências registradas esse ano, devido à ação das chuvas.

“O único fato registrado neste fim de semana foi da barreira do Róger, onde não houve vítimas e nem a perda dos imóveis. Felizmente, tivemos um final de semana tranquilo. Acredito que o plano de contingência da Defesa Civil, que vem sendo trabalhado junto as demais secretarias da prefeitura e o Corpo de Bombeiros está surtindo um efeito positivo”, acrescentou.

A Defesa Civil de João Pessoa funciona em regime de plantão todos os dias, em todos os horários. A população pode acionar o órgão através do telefone 0800-285-9020.