Chuvas são intensas, mas Defesa Civil não registra ocorrências graves em JP

Por - em 19

A Defesa Civil Municipal informou nesta quinta-feira (15), que mesmo com o aumento das chuvas esta semana não foi registrada nenhuma ocorrência grave, que pudesse colocar em risco a moradia e a vida das pessoas. O coordenador do órgão municipal, Manoel Duré, disse que nas 30 áreas críticas – contendo as 10 áreas de risco iminente – da cidade de João Pessoa, já foram realizadas várias ações preventivas dentro do Plano de Contingência, com o objetivo de amenizar os efeitos causados pelas fortes chuvas.

Ele ressaltou que mesmo assim, a Defesa continua fazendo o monitoramento nesses locais e a equipe está em alerta para qualquer emergência. “A população está sofrendo menos com o aumento das chuvas, pois as ações preventivas já realizadas contribuíram para amenizar problemas como inundações, alagamentos e deslizamentos. A intensidade desse monitoramento será medida pelo aumento das chuvas e as demandas da população”, explicou Duré.

Plano de Contingência – Em parceria com secretarias municipais como da Saúde (SMS), da Infra-Estrutura (Seinfra) e do Desenvolvimento Social (Sedes), a Defesa Civil Municipal vem realizando desde o início da gestão, e reforçando a cada ano, ações preventivas que fazem parte do chamado Plano de Contingência. As chuvas devem continuar caindo de forma regular na região até o mês de julho.

As equipes dos órgãos executores do Plano de Contingência realizaram serviços como limpeza, desobstrução e manutenção nos sistemas de drenagem e esgotamento; retirada de entulhos da vias públicas, encostas e sopé de barreiras; limpeza de áreas ribeirinhas; remanejamento de postes e fiação em locais que oferecem riscos; fiscalização constante para evitar construções em locais perigosos, além de desratização e combate ao mosquito da dengue e outros vetores que se proliferam no período chuvoso.