Ciclo 2010 do OD é encerrado com planejamento e avaliação

Por - em 27

A Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) finaliza nesta semana a 5° etapa do Ciclo 2010. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17) haverá planejamento do Ciclo 2011 com a equipe interna e os articuladores do OD, e no sábado (18), a avaliação dos conselheiros. Este mês já foram realizadas as avaliações dos delegados (dia 04) e da equipe do OD (dia 13), onde foi feito um balanço das ações do ano e o processo de avaliação do Ciclo 2010.

Para o coordenador do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, o papel do OD foi realizado com sucesso. “É com sensação de dever cumprido que a equipe do OD encerra as atividades de 2010 e planeja o ano de 2011 com a expectativa de muitos avanços no processo de democratização da gestão e da consolidação de uma cultura de participação popular em nossa cidade”, relata.

Este ano o Orçamento Democrático (OD) completou sete anos de existência e o resultado deste processo é a participação da população decidindo onde parte dos recursos da PMJP será aplicada. Foram muitas obras demandadas e encaminhadas pelo Orçamento Democrático, como o caso do bairro Padre Zé (11º região), que recebeu do Governo Municipal a Praça da Conquista; o Cristo Redentor (7° região), que conta com uma quadra poliesportiva na escola Municipal Luiz Mendes, e Mangabeira (3° região), onde a Prefeitura de João Pessoa construiu uma Praça João Balula, no conjunto Cidade Verde.

Além disso, muitas ruas foram pavimentadas e drenadas, a exemplo das ruas Francisco Rabelo, no Jardim Veneza, e Agricultor Severino Evaristo de Souza, em Mumbaba, localizadas na 6° região do OD. Estes benefícios melhoraram a vida da população, como observa José Honorato, morador da Rua Antônio Pereira de Andrade, recém calçada, localizada em Cruz das Armas, na 8ª região. “O calçamento desta rua mudou a vida da gente. Hoje as crianças podem brincar na rua, tem iluminação e temos agora qualidade de vida”, conta.

No bairro do Bessa, 1° região orçamentária, 90% das ruas foram recapeadas. Também foram realizadas as reformas de alguns Centros de Referência de Educação Infantil (CREIS), como o CREIS Frei Afonso e Assis Tavares, localizados na 10° região orçamentária; a recuperação do CREI de Maria de Nazaré, no bairro de Funcionários III (5° região) e a reforma do Condomínio da Amizade, em Paratibe (4° região). Mas os resultados mais palpáveis do OD não são apenas as obras, e sim a efetivação da participação popular nas decisões do orçamento da Prefeitura, tornando de fato o Orçamento Democrático um instrumento participativo.

OD EM 2010 – Este ano, o Orçamento Democrático teve a participação de mais de 3.300 pessoas durante as audiências regionais e de mais de 1.300 durante as audiências setoriais. O OD realizou a Plenária das Mulheres, envolvendo 137 mulheres para discutir políticas públicas de gênero, no mesmo dia em que foi sancionada a lei do OD, em 30 de março de 2010. Também foi durante este ano que houve o lançamento do site do Orçamento Democrático, mais um canal de comunicação direta entre a gestão e a população. Para conferir o site, é só acessar o endereço eletrônico www.od.joaopessoa.pb.gov.br.