Ciclo de debates do Orçamento Democrático começa na segunda

Por - em 31

O Ciclo do Orçamento Democrático (OD) 2008 começa nesta segunda-feira (25), com o encontro entre o Governo Municipal e a população da 9ª região orçamentária, para avaliar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A reunião acontecerá às 19h, no Centro Esportivo Chievo Brasil (ao lado da Igreja de Santa Clara), no Alto do Mateus.

Nesta oportunidade, a população local irá indicar as três prioridades de investimentos na região. Outros encontros semelhantes serão realizados em todas as 13 regiões orçamentárias até o dia 27 de março. A abertura dos trabalhos do Orçamento Democrático em 2008 contará com a participação do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

Foi a partir das Reuniões Regionais que a Prefeitura de João Pessoa realizou na 9ª região orçamentária obras e serviços indicados pela própria população, a exemplo da construção de Unidade Saúde da Família (USF), implantação de Telecentro, construção da quadra coberta da Escola Municipal João XXIII, criação do Centro Vocacional Tecnológico do Varadouro, implantação de esgotamento sanitário, melhorias habitacionais, recuperação de pavimentação e a criação do Centro de Comércio e Serviços do Varadouro.

A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, afirmou que este é mais um desafio que inclui em várias etapas de discussão e troca de informações entre a Prefeitura de João Pessoa e a população das 14 regiões orçamentárias, em busca de aprimoramento de políticas públicas que atendam as necessidades gerais da cidade, mas que também contemplem as especificidades de bairros e comunidades.

“Vamos realizar o ciclo do Orçamento Democrático promovendo muitos debates com a população. Este ciclo tem se constituído importante e fundamental na condução das políticas públicas realizadas pelo Governo Municipal porque o povo tem nos orientado e sugerido, a partir das necessidades dele, quais as prioridades de investimentos. Com esse amadurecimento das discussões, a cidade inteira ganha com a participação popular e obras que atendam aos anseios do povo”, disse.

A 9ª região é composta pelos bairros do Novais, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Varadouro e Trincheiras; além das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis): Bola na Rede, Independência, Ninho da Perua, Cabral Batista, Canto do Alvorada, 5 de junho, Beira da Linha/Alto do Mateus, Feirinha, São Judas Tadeu, Jardim da Mônica, Aratu, Tanque, Mangue Seco, Beira da Linha/Ilha do Bispo, Santa Emília de Rodat, Renascer I, Saturnino de Brito, Porto do Capim.