Ciclo do Orçamento Democrático 2009 será apresentado, nesta quinta

Por - em 19

A Coordenadoria do Orçamento Democrático vai apresentar para secretários e gestores municipais, a partir das 14h desta quinta-feira (29), o Ciclo do Orçamento de 2009. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) estará presente ao evento, que vai ocorrer no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

As reuniões do Orçamento Democrático começam com as audiências regionais, fazendo uma avaliação dos quatro anos de implantação deste instrumento da democracia participativa em João Pessoa, como também das prioridades das 14 regiões para subsidiar a elaboração do orçamento público municipal. O cronograma de 2009 é composto por cinco etapas: audiências regionais, assembléias regionais, assembléia geral de delegados, audiências setoriais e avaliação do ciclo com o Governo Municipal.

De acordo com o assessor técnico do Orçamento, Gustavo Tavares, o ciclo este ano traz algumas inovações, como a apresentação logo na primeira etapa do quanto é arrecadado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em impostos por cada região e os investimentos aplicados no primeiro governo do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), através das demandas do Orçamento Democrático. Um mural itinerante também será exposto durante as plenárias contendo todas as políticas públicas executadas pelo Governo Municipal, nesses quatro anos. Na primeira etapa do ciclo, as audiências regionais, a gestão municipal prestará contas de todas as obras, ações e serviços solicitados pela população.

“Estamos no quinto ano do Orçamento Democrático, que já se consolidou em João Pessoa e que mobiliza todos os anos a população nas decisões sobre o orçamento público municipal, e as mudanças podemos observar por toda a cidade”, afirmou o assessor técnico.