Mulheres de comunidades concluem curso sobre Dinâmicas do Climatério

Por - em 64

Vinte e cinco mulheres concluíram, na tarde desta quinta-feira (19), o Curso de Sensibilização sobre as Dinâmicas do Climatério, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso foi ministrado no Hospital Municipal Santa Isabel, localizado no bairro Tambiá.

A capacitação teve início no mês março e envolveu mulheres de várias idades e de comunidades distintas da cidade. Durante o curso, as alunas puderam vivenciar aulas práticas e discursivas sobre o corpo e a mente, com dinâmicas em grupos, palestras interativas sobre as questões específicas desta fase da vida da mulher, exercícios corporais, respiratórios e de relaxamento.

“Esse foi um momento muito especial para todas nós mulheres. Conviver em grupo, poder conhecer outras pessoas e ainda discutir sobre temáticas do nosso cotidiano, tudo isso foi muito gratificante”, disse Anubes Pereira, enfermeira e participante do curso.

“Hoje, nós cumprimos um importante papel com a conclusão do curso. Que cada uma possa, a partir de agora, ser multiplicadora deste conhecimento, distribuindo esses saberes para outras mulheres”, disse a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.

Geralda Freire, aluna do curso, disse que ter participado destes encontros foi de grande importância para a vida. “A menopausa para muitas mulheres é vista como algo amedrontador. Aqui eu aprendi que nós devemos aceitar esse período do climatério e aprender a conviver com ele, trabalhando corpo e mente”, disse.

O curso foi ministrado pela professora da UFPB Juerila Barreto, que destacou o principal momento do curso. “O despertar do eu, enquanto mulheres. De onde viemos, para onde vamos e o que estamos contribuindo para a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Isso é muito importante para a vida social e para a valorização da autoestima”, comentou.

O curso teve carga horária de 45 horas e as alunas concluintes também receberam um exemplar do documentário “A Ruga”, produzido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a TV Cidade João Pessoa.