Cidades do Cariri se mobilizam para adotar modelo do Empreender-JP

Por - em 36

As cidades que formam o Cariri paraibano estão se mobilizando para implantar na região ações de microcrédito e criar o Empreender Cariri, seguindo o modelo do Programa de Apoio aos Micro e Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) . O assunto foi tema de debate, na última sexta-feira (4), durante a segunda edição do Encontro dos Povos do Cariri, evento que reuniu gestores de 31 municípios na cidade de Taperoá entre quinta-feira (3) a domingo (6).

Na ocasião, o secretário de Trabalho, Produção e Renda de João Pessoa, Raimundo Nunes, apresentou aos gestores e políticos presentes uma palestra sobre o funcionamento do Empreender-JP, destacando-o não apenas como opção de microcrédito a juros baixos, mas principalmente, como ferramenta de capacitação e de acompanhamento técnico dos micro e pequenos negócios.

Quem também participou da apresentação foi o secretário executivo do Empreender Paraíba (criado segundo modelo do programa implantado na Capital), Tárcio Handel Pessoa. De acordo com Raimundo Nunes, o projeto que está em discussão entre os municípios do Cariri está incluído nas ações do Empreender Paraíba e terá o apoio técnico do Empreende-JP.

O evento – O Encontro dos Povos do Cariri, que acontece a cada dois anos, visa promover alternativas de fomento ao desenvolvimento cultural, econômico, social, institucional e ambiental do território do Cariri, através da cooperação, inovação e empreendedorismo. Ele é promovido de forma conjunta por Sebrae, prefeitura de Taperoá, governo do Estado, Instituto Soma, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e outras organizações.