Cinco blocos ‘esquentam’ a abertura das prévias carnavalescas da Capital

Por - em 29

A folia tomará conta das ruas do Centro Histórico nesta sexta-feira (25), com a abertura da prévia carnavalesca ‘Folia de Rua’. De pontos diferentes da região central sairão, a partir das 19h, cinco blocos: ‘Folia Cidadã’, no Porto do Capim; ‘Anjo Azul’, no Beco da Faculdade de Direito; ‘Picolé de Manga’, no Posto Tropicana; ‘Pinguim’, no Pavilhão do Chá; e ‘Confete e Serpetina’, nas proximidades a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves.

Todos os blocos percorrem várias ruas do Centro até a Praça Antenor Navarro, onde haverá, a partir das 21h, shows da cantora e compositora paraibana Patrícia Moreira e orquestra. Em seguida, sobem ao palco os músicos da Spok Frevo Orquestra, do Recife (PE). Na ‘Via Folia’, na avenida Epitácio Pessoa, o bloco ‘Banho de Cheiro’ sairá rumo à orla marítima.

Folia Cidadã
– A concentração ocorrerá na comunidade Porto do Capim, a partir das 19h, com o grupo de percussão ‘La Ta Tá’. Depois, o bloco seguirá pelas ruas do Varadouro até a Praça Antenor Navarro, onde se encontra com o público presente, à espera das demais agremiações..

Anjo Azul
– Um dos blocos mais tradicionais do Folia de Rua manterá a tradição de orquestra de frevo no Beco da Faculdade de Direito, próximo à Praça João Pessoa. A concentração começa a partir das 18h. Ao esquentar os passos dos foliões, o bloco percorre as ruas general Osório, rua da Areia e vai até a Praça Antenor Navarro.

Picolé de Manga – O bloco que mantém a concentração nas proximidades do posto Tropicana, esse ano celebrará os 15 anos de fundação com orquestra de frevo e quatro bonecos gigantes produzidos pelo bonequeiro pernambucano Sílvio Botelho. O bloco sai do posto, percorre várias ruas até a Praça Antenor Navarro.

Pinguim – O bloco, criado inicialmente com o objetivo de reunir familiares e amigos do produtor Antônio Pinguim, a cada ano arrasta muitos foliões. A concentração ocorre, a partir das 20h, no Pavilhão do Chá e, após percorrer várias ruas segue para a área dos shows, na Praça Antenor Navarro.

Confete e Serpentina – O bloco fará a concentração, a partir das 20h, nas proximidades da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Para animar os foliões haverá apresentações de Mirandinha e o grupo Samba da Paraíba, além de orquestras de frevo.

Banho de Cheiro – O bloco se difere da maioria do Folia de Rua porque mantém cordão de isolamento. Com a concentração marcada para às 19h, o ‘Banho de Cheiro’ esse ano oferece como atração o suingue da banda baiana Harmonia do Samba, que puxa o trio da Via Folia, na avenida Epitácio Pessoa até as imediações do Busto de Tamandaré.