Cinco mil participarão das disputas de Olimpíadas Escolares na Capital

Por - em 32

Cinco mil pessoas, entre atletas, dirigentes e equipes técnicas de 25 delegações procedentes de vários estados do País, mais o Distrito Federal, estarão em João Pessoa no período de 8 a 18 de novembro próximo, participando das Olimpíadas Escolares do Brasil, com disputas na categoria dos 15 aos 17 anos de idade. A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 8 de novembro, às 19h, no Colégio Marista Pio X (na Praça da Independência), com a apresentação e desfile de todas as delegações, além de atrações culturais. A solenidade inaugural contará com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, e do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

A série de disputas entre os atletas ocorrerá em 15 locais da Capital paraibana, entre eles o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), o Centro Integrado de Educação Física (Cief), Colégio Motiva, Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima – ‘O Ronaldão’, Colégio CA Coc e dos ginásios municipais poliesportivos Hermes Taurino e Odilon Ribeiro

Todas as delegações serão alojadas na rede hoteleira da Capital, o que representará um incremento de R$ 1,9 milhões na economia da cidade, recursos a serem investidos pelo Ministério do Esporte. As Olimpíadas Escolares do Brasil serão disputadas em nove modalidades: handebol, basquete, judô, vôlei, xadrez, atletismo, tênis de mesa, futebol de salão e natação.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Marconi Paiva, explicou que todos os locais de competição estão passando por reparos tanto na infra-estrutura quanto nas condições de funcionamento dos equipamentos existentes. Até a realização do evento, as equipes setoriais estarão se reunindo para discutir os detalhes da organização dos jogos. As Olimpíadas Escolares do Brasil constituem uma ação conjunta do Ministério do Esporte, através do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e a Prefeitura de João Pessoa.