Cinco mil pessoas se vacinam no Dia ‘D’ de combate à Influenza em João Pessoa

Por - em 57

Cerca de 5 mil pessoas foram vacinadas neste sábado (5), primeiro dia da 14ª Campanha de Vacinação contra  Influenza, que ocorre até 25 de maio. A meta é imunizar adultos acima de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária entre seis meses até menos de dois anos. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e mobilizou com cerca de 1.200 profissionais de saúde em 240 postos de vacinação espalhados por toda cidade.

“É preciso cuidar bem da população e por isso contamos com o envolvimento dos profissionais de saúde para garantir que o público prioritário seja vacinado. É necessária esta prevenção para evitar que a parcela mais vulnerável à doença, seja por ter menos ou mais idade, ou ainda por estar com uma imunidade baixa, acabe contraindo a doença e expondo sua saúde em risco. Algo que pode ser evitado com apenas uma vacina”, afirmou o prefeito Luciano Agra durante a abertura oficial da 14ª Campanha de Vacinação, que aconteceu na Unidade Integrada de Saúde do Grotão.

Durante o ‘Dia D’, além de todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, foram instalados 30 postos móveis por toda cidade, incluindo shoppings, terminal de integração e hipermercados. Inserida na campanha, a secretaria municipal também organizou uma estratégia de vacinação aos profissionais que trabalham na saúde, que começou a ser realizada na rede hospitalar municipal também neste sábado (5).

Doses – Durante a campanha, as crianças de 6 meses a menos de 2 anos de idade receberão duas doses, uma no período de vacinação e outra 30 dias após a primeira dose.  Já os adultos receberão duas doses em uma única aplicação. As pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa a ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina, são contra indicadas a receberem a vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem receber doses subseqüentes.

Ação – Todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital estão participando da campanha. “Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada às infecções respiratórias nestes grupos, que são mais frágeis”, destacou Chiara Dantas, responsável técnica pela seção de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta da SMS é que seja vacinado 80% do público beneficiado, aproximadamente 88 mil pessoas.