‘Cine Volante’ abre inscrições para novos espaços de exibição

Por - em 57

Escolas, ONGs e espaços comunitários que desejam receber as sessões do ‘Cine Volante’ devem ficar atentos. As inscrições para a nova etapa do projeto já estão abertas e seguem até 28 de junho. Os novos locais selecionados serão beneficiados nos meses de julho a setembro. A iniciativa é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), por meio de sua Divisão de Audiovisual.

O coordenador de Audiovisual da Funjope, Alexandre Macedo, ressaltou que o Cine Volante hoje é um projeto consolidado e se transformou em instrumento de fomento e democratização da produção cinematográfica. “Estamos completando oito anos de existência, levando o audiovisual às diversas comunidades da Capital. A iniciativa tem como característica fundamental a prestação do serviço de exibições para os admiradores da sétima arte”, observou.

Como fazer – Os representantes interessados devem se dirigir à sede da Funjope, que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 352, Centro. As fichas de inscrição estão disponíveis na recepção, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. Para ser beneficiada pelo projeto, a entidade precisa disponibilizar um local coberto e, de preferência, com cadeiras para os expectadores. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 8866-2397.

Cinema itinerante – O ‘Cine Volante’ leva para as comunidades, escolas, associações e centros de cultura de João Pessoa exibições de filmes com foco maior na produção paraibana. A iniciativa também proporciona debates após as sessões, com a participação de diretores ou membros da equipe realizadora para complementar a atividade educativa e cultural do projeto.

Durante todo esse tempo de projeto, o ‘Cine Volante’ chegou a milhares de expectadores e a todos os bairros da Capital. À medida que a iniciativa foi sendo implementada, houve um crescimento significativo da presença da população nas sessões.

Cinco bairros contemplados em junho – A programação deste mês de junho contemplou quatro Centros de Referência da Cidadania, localizados nos bairros do Cristo Redentor, Mangabeira, Bancários e Mandacaru. As sessões também aconteceram no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, Expedicionários. Nesses espaços, o ‘Cine Volante’ exibiu os vídeos “Carrego comigo” (2004), “Sobre meninas e governantas” (2005) e “Nêgo” (2012), todos dirigidos pelo cineasta paraibano Marcelo Coutinho, que também foi o debatedor convidado do projeto em junho.