Cine Volante de maio começa nesta terça em Cruz das Armas

Por - em 46

O Projeto Cine Volante retoma suas exibições audiovisuais gratuitas nos bairros e comunidades de João Pessoa a partir desta terça-feira (11), às 19h, no Centro de Referência da Cidadania de Cruz das Armas. A programação de maio, além de exibição de curtas-metragens com temática infantil, aborda o tema ‘Loucos por Cinema’ e inclui os vídeos ‘Um Fazedor de Filmes’, de Ely Marques e Arthur Lins; ‘Cine Zé Sozinho’, de Adriano Lima, e ‘Simião Martiniano’, de Clara Angélica e Hilton Lacerda.

O projeto, que abre vagas para novos pontos de exibição, com prazo de inscrição até o próximo dia 24, é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Novos espaços – A cada trimestre são escolhidos no máximo 15 pontos de exibição do Cine Volante em bairros da Capital. Ao final de cada temporada são escolhidos novos lugares. As inscrições podem ser feitas na Unidade Cultural Casarão 34, no período da tarde, ou via internet, através da solicitação da ficha de inscrição no site da PMJP (joaopessoa.pb.gov.br), que deve ser preenchido e enviado para o endereço eletrônico divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br.

Para uma boa exibição do Cine Volante, o local deve disponibilizar cadeiras, bancos ou arquibancadas e, além disso, dispor de uma sala escura ou ambiente adequado à realização do projeto.

Um Fazedor de Filmes – Vídeo de 20 minutos de duração, dirigido por Ely Marques e Arthur Lins. Durante um período de escassez no interior da Paraíba, um cruel fazendeiro mata todos os pescadores que invadem sua propriedade, única na região capaz de fornecer o peixe do sustento de suas famílias. As pessoas famintas se unem para saquear a feira da cidade. Em meio a mortes perversas, vinganças, cenas de humor e um grande saque, os moradores de Soledade se encontram na praça para assistir a nova produção do cineasta amador Ivanildo Gomes.

Cine Zé Sozinho – Filme de 15 minutos de duração, com direção de Adriano Lima. O filme mostra Zé Sozinho, um pernambucano de Pajeú das Flores, criado em Caririaçu, no Ceará, que foge de casa aos 12 anos, em direção a Fortaleza, onde começa sua paixão pelo cinema, ao varrer uma sala de exibição em troca de assistir ao filme. Depois ele faz outros serviços na sala pelas refeições que recebe. De volta a Caririaçu, passa a exibir filmes no Circuito Operário. Em 1970, adquire um projetor e circula por diversas cidades do interior do Nordeste, promovendo exibições em salas improvisadas.

Simião Martiniano – De Clara Angélica e Hilton Lacerda. O curta metragem de 14 minutos fala sobre o cinema, na perspectiva de um cineasta-camelô alagoano, radicado no Recife desde a década de 50. Ele produz longa metragem em Super-8 e vídeo, numa linguagem que passeia entre o Trash e o Naif. Enquanto escreve, roteiriza, dirige e produz, Simião cumpre a rotina de vendedor de discos usados no camelódromo do Recife.

Pontos de exibição Cine Volante no mês de maio

Terça-feira (11), a partir das 19h – Centro de Referência da Cidadania de Cruz das Armas, localizado na Rua João Gomes Coelho, s/n, bairro Cruz das Armas.

Quarta-feira (12), a partir das 15h – Centro de Referência da Cidadania Jardim Veneza, situado na Rua Antônio Alves de Morais, s/n, bairro Jardim Veneza.

Quinta-feira (13), a partir das 15h – Centro de Referência da Juventude do Valentina Adalberto da Silva Fernandes, localizado na Rua Padre Emiliano de Cristo, s/n, bairro do Valentina Figueiredo.

Terça-feira (18), às 19h – Centro Comunitário do Porto de Capim.

Quinta-feira (20) às 16h30 – Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), situada na Avenida Minas Gerais, nº 177, Bairro do Estados.