Cine Volante de março é encerrado no José Américo nesta quinta-feira

Por - em 66

A última sessão do Cine Volante deste mês acontece nesta quinta-feira (29), no Centro Comunitário José Américo, no bairro José Américo. A exibição está prevista para começar às 19h30. Além do clássico do cinema paraibano “Aruanda”, de Linduarte Noronha, a programação também inclui curtas-metragens do acervo do Fundo Municipal de Cultura (FMC). O projeto é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Este mês, o Cine Volante homenageou o cineasta pernambucano, radicado na Paraíba, Linduarte Noronha (1930-2012), autor do documentário “Aruanda”. A obra é marco do documentário brasileiro, estopim do ciclo paraibano da década de 60 e precursor do Cinema Novo.

Os curtas-metragens exibidos no Cine Volante fazem parte do acervo FMC, fundo de incentivo da Prefeitura de João Pessoa. A iniciativa é conduzida pela Funjope, com o objetivo de patrocinar projetos em diversas áreas culturais, incluindo a audiovisual.

O Centro Comunitário José Américo, onde será realizado o Cine Volante desta quinta-feira, fica localizado na Rua Joaquim Farias Barbosa, s/n, Bairro de José Américo. As sessões são gratuitas.

Oito sessões em março – A primeira sessão do Cine Volante deste mês – em um total de oito –  aconteceu em 7 de março. A programação acontece todas as quartas e quintas-feiras. Nas últimas três semanas o projeto já percorreu locais como o Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, no Roger; a Vila dos Pescadores da Praia de Jacarapé; a Associação dos Moradores do Bairro Costa e Silva; o Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, em Mangabeira VII, com uma programação especial em alusão ao mês da mulher; a Rua do Trapiche, na Comunidade Porto do Capim, Varadouro; e a Praça Central da Praia da Penha.

Esta semana, o projeto foi programado para acontecer em mais dois locais. Um deles é o Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, no Roger, nesta quarta-feira (28). O segundo é o Centro Comunitário José Américo, na quinta-feira (29). O papel da iniciativa é o de inclusão cultural, cumprindo a missão primordial de levar a sétima arte aonde o cinema tradicional não chega.

Um projeto consolidado – O Cine Volante está em cartaz há oito anos, tendo percorrido durante esse período quase todas as comunidades da Capital. O projeto faz mais de 100 exibições anualmente e inclui ainda parcerias com outros eventos realizados na cidade, a exemplo do Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (Cineport), Fest Aruanda e Dia Nacional da Animação.