Cine Volante exibe Aruanda na Vila de Pescadores em Jacarapé

Por - em 82

A Vila dos Pescadores da Praia de Jacarapé vai receber, nesta quinta-feira (8), às 19h, o ‘Cine Volante’. Na ocasião será exibido o clássico do cinema paraibano, Aruanda, de Linduarte Noronha, além de curtas do acervo do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Na edição de março, um dos destaques é a sessão que será realizada no dia 15, às 17h30. Nesta data, pela primeira vez, um Centro de Reeducação Feminino receberá o projeto, dentro das comemorações do mês da mulher. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), por meio de sua Divisão de Audiovisual.

A programação do ‘Cine Volante’, que começou na quarta-feira (7), no Róger, terá um total de oito sessões em março. O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Alexandre Macedo, destaca o papel de inclusão cultural da iniciativa. “O ‘Cine Volante’ do dia 15, por exemplo, acontece em um Centro de Reeducação Feminino. Será uma programação especial com animações de temática feminina, além de outros curtas, como forma de homenagear as mulheres”, afirmou. “Nesse contexto, o projeto busca cumprir sua missão primordial, que é levar a sétima arte onde o cinema tradicional não chega”, completou.

Ainda de acordo com Alexandre Macedo, o filme paraibano Aruanda foi escolhido para exibição por ser um marco do documentário brasileiro, estopim do ciclo paraibano da década de 60 e precursor do Cinema Novo. “Além disso, prestamos uma justa homenagem ao seu autor, Linduarte Noronha, falecido no final de janeiro”, destacou.

Este mês o ‘Cine Volante’ terá tanto apresentações de ruas, em locais abertos, a exemplo da Vila de Pescadores de Jacarapé, como também em entidades públicas. “Temos ainda seis curtas metragens do FMC que serão utilizados nessas oito exibições. Esses títulos vão variar por sessão”, explicou o chefe da Divisão de Audiovisual.

Consolidação – o ‘Cine Volante’ está em cartaz há oito anos, tendo percorrido durante esse período quase todas as comunidades da Capital. O projeto faz mais de cem exibições anualmente e inclui ainda parcerias com outros eventos realizados na cidade, a exemplo do Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (Cineport), Fest Aruanda e Dia Nacional da Animação.

Mais ações – em breve, a Divisão de Audiovisual também passará a contar com o acervo de audiovisual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O material inclui a série “Nomes do Nordeste”, que retrata a trajetória de vida e a atuação artística-cultural dos principais nomes da região, a exemplo de Amelinha, Lia de Itamaracá e o paraibano Bráulio Tavares.

O acervo do BNB inclui também o programa “Literato”, que registra palestras com autores nordestinos, sobre temas ligados à literatura regional. Há ainda a série “Papo XXI”. Esse módulo contempla as tendências da cultura para o atual século, com forte repercussão no Nordeste.

Confira a programação completa do ‘Cine Volante’ de março:

Quarta-feira (07/03)

Local: Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, na rua Conceição Cabral s/n, Roger.

Horário: 9h

Quinta-feira (08/03)

Local: Vila dos Pescadores da Praia de Jacarapé.

Horário: 19h

Quarta-feira (14/03)

Local: Associação dos Moradores do Bairro Costa e Silva, na rua Heitor Gusmão, nº 64, Costa e Silva.

Horário: 19h

Quinta-feira (15/03)

Local: Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, na rua Benevenuto Gonçalves da Costa, Mangabeira VII.

Horário: 17h30

Quarta-feira (21/03)

Local: rua do Trapiche, na Comunidade Porto do Capim, Varadouro.

Horário: 19h

Quinta-feira (22/03)

Local: praça Central da Praia da Penha.

Horário: 19h

Quarta-feira (28/03)

Local: Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, na rua Conceição Cabral s/n. Roger.

Horário: 19h

Quinta-feira (29/03)

Local: Centro Comunitário José Américo, na rua Joaquim Farias Barbosa, s/n. José Américo.

Horário: 19h30