PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Cine Volante exibe dois documentários no bairro Funcionários III

Por - em 111

O Projeto Cine Volante, desenvolvido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), leva nesta quarta-feira (12) os curtas-metragens “Uma Ciência Encantada” e “1500 Circular” aos moradores do bairro dos Funcionários III, na Capital. As sessões com obras do cineasta paraibano Chico Sales têm início às 17h, na Associação de Moradores do bairro, localizado na Rua Francisco Seráfico da Nóbrega Filho, nº 100.

O documentário paraibano “Uma Ciência Encantada” tem 20 minutos de duração e foi lançado em 2010. O vídeo aborda as percepções e impressões acerca dos mistérios e encantamentos de uma praia, inserida na cosmologia da Jurema Sagrada. Gravado na praia de Tambaba, retrata a vida de alguns pescadores, que acreditam em uma pedra encantada que supera os limites da ciência e que está em uma linha encantada protegida por reis e orixás.

“1500 Circular” tem 16 minutos de duração e foi lançado em 2008. Nele, o diretor percorre a cidade de João Pessoa pela linha de ônibus 1500 Circular, que atravessa 23 bairros, a exemplo de Mangabeira, Oitizeiro, Jaguaribe, Costa e Silva, Manaíra, Valentina e Geisel. “Por circular por dois extremos da cidade, da periferia do Costa e Silva aos luxuosos edifícios residenciais de Manaíra, neste ônibus podemos obter uma visão ampliada dos diversos aspectos da urbanidade pessoense e das desigualdades sociais que a permeiam”, observa o diretor.

O embarque para esta viagem acontece no Mercado Público de Mangabeira. Dali, o espectador segue viagem  com o diretor. Sales circula por João Pessoa e mostra a urbanidade da cidade e as milhares de pessoas que dependem da linha 1500 Circular para se deslocar de casa para outros lugares.

E é imerso no espaço/tempo dessa linha, dentro/fora do ônibus, que fluem variados cenários urbanos. Dentro do ônibus e com uma câmera na mão, o diretor se transforma em mais um passageiro que direciona seu olhar na perspectiva do outro, do motorista e todos que estão em trânsito.

Direção – Chico Sales dirigiu seu primeiro vídeo de curta-metragem em 2007. O vídeo foi seu projeto de conclusão de curso de Comunicação Social na UFPB, “Renovatório”, onde revisita obras do ciclo Super 8 na Paraíba e analisa os principais temas  investigados pelo cinema paraibano do início nos anos 1980. Desde 2005, trabalha no Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, onde também ministrou oficinas de cineclubismo e audiovisual. Foi assistente de som dos filmes “Cão Sedento”, de Bruno de Sales, em 2005; e “O Meio do Mundo”, de Marcus Villar, em 2007.

Continua procurando se firmar com uma produção mais autoral por meio de projetos como o vídeo “Catador de Estrelas Cadentes”, gravado na Chapada Diamantina (BA), onde ele faz uma viagem à ciência do reino vegetal. O vídeo foi vencedor nas categorias de Melhor Vídeo Experimental e Melhor Fotografia no Jampa Festival de 2008.

O projeto “1500 Circular” é co-produzido pelo Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PB), e Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB). Tem patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Fundo Municipal de Cultura. O lançamento conta com apoio do Sebrae-PB, Energisa e Trato Assessoria e Produção Cultural.