Cine Volante exibe filme ‘Aruanda’ no Porto do Capim e na Penha

Por - em 29

A Comunidade Porto do Capim e a Praça Central da Praia da Penha serão os próximos locais que vão receber o projeto Cine Volante esta semana. O primeiro acontece nesta quarta-feira (21), a partir das 19h, e o segundo está marcado para começar no mesmo horário, na quinta-feira (22). Na ocasião, será exibido o clássico do cinema paraibano “Aruanda”, de Linduarte Noronha, além de curtas do acervo do Fundo Municipal de Cultura (FMC). O projeto é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O Cine Volante 2012 começou no último dia 7 e vem acontecendo todas as quartas e quintas-feiras. Neste mês há um total de oito sessões. Nas últimas duas semanas, o projeto já percorreu vários locais, como o Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, no Roger; a Vila dos Pescadores da Praia de Jacarapé; a Associação dos Moradores do Bairro Costa e Silva; e Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, em Mangabeira VII, sendo este último com uma programação especial em alusão ao mês da mulher.

O papel do Cine Volante é o de inclusão cultural, cumprindo a missão primordial de levar a sétima arte aonde o cinema tradicional não chega. O filme paraibano “Aruanda” foi escolhido para exibição em todas as sessões como uma forma de homenagear seu autor, Linduarte Noronha, falecido no final de janeiro deste ano. A obra é um marco do documentário brasileiro, estopim do ciclo paraibano da década de 60 e precursor do Cinema Novo.

Oito anos ininterruptos – O Cine Volante está em cartaz há oito anos, tendo percorrido durante esse período quase todas as comunidades da Capital. O projeto faz mais de 100 exibições anualmente e inclui ainda parcerias com outros eventos realizados na cidade, a exemplo do Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (Cineport), Fest Aruanda e Dia Nacional da Animação.

Confira o restante da programação do Cine Volante de março

Quarta-feira (21/03)

Local: Rua do Trapiche, na Comunidade Porto do Capim, Varadouro

Horário: 19h

Quinta-feira (22/03)

Local: Praça Central da Praia da Penha

Horário: 19h

Quarta-feira (28/03)

Local: Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, na Rua Conceição Cabral s/n. Roger

Horário: 19h

Quinta-feira (29/03)

Local: Centro Comunitário José Américo, na Rua Joaquim Farias Barbosa, s/n. José Américo

Horário: 19h30