Cine Volante exibe filmes de animação e terá sessão especial para crianças

Por - em 25

A infância e a animação são os temas do Cine Volante deste mês. De um só vez, o projeto vai homenagear as crianças e o Dia Internacional da Animação, comemorado em 28 de outubro. A programação começa nesta quinta-feira (4), com a exibição no Clube da Melhor Idade do Cidade Verde, às 16h, e vai até o dia 31.

Os filmes serão exibidos em mais de dez bairros da Capital paraibana durante todo este mês. No dia 12, haverá uma sessão especial no Parque Arruda Câmara (Bica), às 15h, com os vídeos ‘O Bolo’, de Taciano Valério; ‘Velha História’, de Cláudia Jouvin; ‘Tem Boi no Trilho’, de Marcos Magalhães e ‘O Reino Azul e ‘Nave Mãe’, ambos do cineasta Gaúcho Otto Guerra, mesmo diretor de Wood & Stock.

Um dos cinco brasileiros citados no ‘Animation Now’, uma espécie de bíblia da animação, Otto Guerra pertence à animada e criativa turma do cinema gaúcho no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Com uma carreira diversificada, que abrange filmes publicitários, institucionais e ácidas comédias autorais, ele se tornou uma referência da animação brasileira.

Otto vem alvejando a cultura de massa e os temas infantis com as suas sátiras impagáveis. Em ‘O Reino Azul’, por exemplo, ele mostra as atribulações de um rei um tirano que, para fugir do tédio, decide pintar todo o seu reino inteiramente de azul. Já em ‘Nave Mãe’, uma espaçonave e sua tripulação perdem o controle sobre a nave e sobre si no espaço. O advento da computação gráfica sacudiu os métodos de trabalho de Guerra, que adotou as novas tecnologias em suas produções para o cinema e a televisão.

Programa – Para reunir tantos curtas de animação premiados no Cine Volante, a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) contou com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC) de João Pessoa. A ficção ‘O Bolo’ traz um roteiro que em um único dia, expectativa e frustração se misturam no cotidiano de um poeta e da sua filha Mirela, revelando um desejo desfeito.

Do poema de Mário Quintana, ‘Velha História’ conta o legado de um homem que um dia ao pescar na beira de um rio inicia uma bonita amizade, que é admirada por todos na cidade.

E no filme ‘Tem boi no trilho’, um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O que parecia um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

Confira a programação completa:

Dia 4/10, às 16h – Clube da melhor idade Cidade Verde – Rua João de Pessoa, 220, Miramar.
Dia 9/10, às 16h – Escola Municipal Anaide Beiriz – Rua Cajazeiras, S/N, Cidade Verde do Bairro das indústrias
Dia 10/10, às 19h30 – Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar – Rua Generino Maciel, 516, Jaguaribe
Dia 11/10, às 19h30 – Ponto de Cultura Para´iwa – Rua Edmundo Filho, 605, Bairro São José
Dia 12/10, às 15h – Parque Arruda Câmara, em Tabiá
Dia 16/10, às 16h – Clube da melhor idade do Roger
Dia 17/10, às 19h30 – Escola João Gadelha – Rua Ivan de Assis Costa, S/N – Mangabeira VII
Dia 18/10, às 19h30 – Atelier Multicultural Elioenai Gomes – Ladeira da Borborema, 101, Varadouro
Dia 20/10, às 19h30 – Praça Alcides Carneiro, Manaíra
Dia 24/10, às 19h30 – Comunidade Padre Hildon Bandeira, Torre
Dia 25/10, às 19h30 – Usina Cultural Saelpa
Dia 31/10, às 19h30 – Comunidade Três Lagoas – Rua da Mangueira, S/N, Jardim Veneza