Cine Volante integra programação do Cineport e o Ciclo Bum

Por - em 33

A partir desta segunda-feira (4) tem início a programação do Cine Volante para o mês de maio, atividade ligada à Divisão de Audiovisual da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Ao todo, são quatro curtas metragens, exibidos em oito bairros da cidade. Três desses filmes foram realizados em Moçambique, Portugal e Paraíba, e vinculados à programação itinerante da 4ª edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport). O restante faz parte do programa Ciclo Bairros Unidos do Mundo (Cliclo Bum), realizado em parceria com a Aliança Francesa e Cinemateca da Embaixada da França.

O Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, no bairro Expedicionários, vai receber o Cineport através do projeto Cine Volante na segunda-feira, às 16h. No dia seguinte, será a vez do Centro de Produção Artística Cultural para a Pessoa Idosa, no Varadouro, exibir os três curtas no mesmo horário.

A programação itinerante do Cineport via Cine Volante inclui ainda projeções no Condomínio Residencial Gervásio Maia, na quarta-feira (6), e na Agência Ensaio, em Jaguaribe, na sexta-feira (8). Nesses dois lugares, as exibições começam às 19h30. A 4ªedição do Festival de Cinema de Língua Portuguesa tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O evento é uma promoção da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

Entre os filmes exibidos dentro da programação Cine Volante/Cineport está ‘Cândido’ (Vila do Conde – Portugal), realizado em 2007, com direção de Zepe (José Pedro Cavalheiro). Trata-se de um curta de animação, com duração de 11 minutos, que fala sobre do jogo de manipulação na relação de amor.

‘Mãe dos Netos’ (Maputo – Moçambique) é o segundo curta exibido. A direção é de Isabel Noronha e Vivian Altman, realizado em 2008. O curta, que mistura técnica de documentário e animação, possui seis minutos de duração. A obra é uma das inúmeras histórias resultantes do drama do HIV/Sida em Moçambique. Narra a história de Vovó Elisa.

O curta paraibano de 20 minutos exibido no Cine Volante será ‘Os balões de 74’, capturado em Campina Grande. A direção é de Luciano Soares Mariz, realizado em 2007 e 2008. O documentário de 20 minutos é uma espécie de imagem poética que relata uma das maiores tragédias ocorridas naquela cidade, em 1974. Traz à tona uma história esquecida pelas novas gerações.

Ciclo Bum – Além da programação especial ligada ao Cineport, o Cine Volante levará ainda neste mês de maio o Ciclo Bairros Unidos do Mundo (Cliclo Bum) a Jardim Veneza, Cruz das Armas, Mangabeira e Cristo Redentor. A iniciativa é uma parceria entre Funjope, Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes), Aliança Francesa e Cinemateca da Embaixada da França.

Pelo Ciclo Bum será exibido ‘A Rima e a Razão’ (La rime et la raison, França, 1992), dirigido por Francis Guibert, a cores, com duração de 55 minutos. A classificação etária é livre. De Paris a Marseille, passando por Saint-Denis, Strasburg e Bordeaux, o realizador faz com que o espectador descubra as diferentes formas de expressão do movimento hip-hop francês (rap, raggamuffin, tag, graf, squat e outras vertentes). Os jovens contam como conseguiram extrair os meios de expressão artística a partir de uma situação de rebelião, social e individual.

Programação Cine Volante/Cineport

4/5 (16h) – Centro Intergeracional Sinhá Bandeira (Av. Capitão João Freire, 218, Expedicionários)

5/5 (16h) – Centro de Produção Artística Cultural para a pessoa idosa, 16h (Pátio da Igreja de São Francisco, s/n, Varadouro)

6/5 (19h30) – Cine Cufa (CRAS do Conjunto Residencial Gervásio Maia)

8/5 (19h30) – Agência Ensaio, 19h30 (Rua Alberto de Brito, 895, Jaguaribe)

Confira a programação Cine Volante/ Ciclo Bum

14/05 (19h) – CRC Jardim Veneza, 19h (Rua Antônio Alves de Morais, s/n, Jardim Veneza)

19/05 (19h) – CRC Cruz das Armas (Rua João Gomes Coelho, s/n, Cruz das Armas )

21/05 (19h) – CRC Mangabeira (Rua Janduy Dantas, s/n, Mangabeira)

28/05 (19h) – CRC Cristo (Rua Professora Luiza Fernandes Vieira, s/n, Cristo).