‘Cine Volante’ leva sétima arte para moradores do bairro do Rangel

Por - em 84

A última sessão do ‘Cine Volante’ de abril vai acontecer nesta quinta-feira (26), às 19h, na praça da Esperança, localizada no bairro do Rangel. Na programação, está a exibição do documentário “Passadouro”, de Torquato Joel, além de filmes de curta-metragem ligados ao acervo do Fundo Municipal de Cultura (FMC). O projeto, cuja entrada é gratuita, é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No documentário “Passadouro”, que será exibido, os sinais de modernidade vão aparecendo gradativamente, a partir de uma visão nostálgica da vida de gente simples. O passado é cristalizado na paisagem como última memória de um povo extinto. O ritual de fim de tarde de um casal de idosos é confrontado com os novos hábitos, trazidos pela parabólica. Entre os reconhecimentos nacionais que a obra conquistou estão as premiações nos festivais de Brasília (1999), Recife (2000), Gramado (2000) e Cine Ceará (2000).

Durante todo o mês de abril, o ‘Cine Volante’ foi exibido em seis localidades. Esta semana, estão programadas duas sessões. Uma delas acontece nesta quarta-feira (25), às 15h30, no Centro Profissionalizante CPDAC, no bairro Valentina Figueiredo. A segunda é na Praça da Esperança.

O ‘Cine Volante’ cumpre a missão de inclusão cultural, levando a sétima arte aonde o cinema tradicional não chega. O projeto está em cartaz há oito anos e percorreu praticamente todas as comunidades da Capital. São mais de cem exibições anuais.