Cine Volante vai exibir filme francês em 4 bairros da Capital

Por - em 34

A segunda etapa do projeto Cine Volante para o mês de maio começa nesta quinta-feira (14). Agora é a vez do programa Ciclo Bairros Unidos do Mundo (Cliclo Bum), que terá exibições a partir das 19h. A iniciativa vai contemplar quatro bairros, graças à parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes), Aliança Francesa e Cinemateca da Embaixada da França.

Pelo Ciclo Bum será apresentado, em quatro sessões, o média-metragem ‘A Rima e a Razão’ (La rime et la raison, França, 1992). A obra é dirigida por Francis Guibert, a cores, com duração de 55 minutos e classificação etária livre. As exibições acontecem nos bairros Jardim Veneza, Cruz das Armas, Mangabeira e Cristo Redentor.

Como ressaltou a chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Ana Bárbara Ramos, o programa é uma ação do Ano da França no Brasil. “O média-metragem exibido fala das experiências dos bairros franceses, de várias classes sociais. É uma forma de trazer a discussão para nossa realidade”, afirmou. “O projeto Cine Volante se destaca primeiro pela capacidade de difusão do audiovisual paraibano e brasileiro, que é de boa qualidade e de difícil acesso para a população. O objetivo é a inclusão cultural. A produção internacional também é acolhida, gerando debates”, acrescentou Ana Bárbara.

A Rima e a Razão – De Paris a Marseille, passando por Saint-Denis, Strasbourg e Bordeaux, o diretor Francis Guibert faz com que o espectador descubra as diferentes formas de expressão do movimento hip-hop francês (rap, raggamuffin, tag, graf, squat e outras vertentes). Os jovens contam como conseguiram extrair os meios de expressão artística a partir de uma situação de rebelião social e individual.

Confira a programação Cinevolante/ Ciclo Bum:

14/05 (19h) – CRC Jardim Veneza, 19h (Rua Antônio Alves de Morais, s/n, Jardim Veneza)

19/05 (19h) – CRC Cruz das Armas (Rua João Gomes Coelho, s/n, Cruz das Armas )

21/05 (19h) – CRC Mangabeira (Rua Janduy Dantas, s/n, Mangabeira)

28/05 (19h) – CRC Cristo (Rua Profª Luiza Fernandes Vieira, s/n, Cristo)