Cine Volante volta à cena e exibe nova sessão, na segunda

Por - em 45

O Projeto Cine Volante, que realiza exibições audiovisuais gratuitas nos bairros e comunidades de João Pessoa, volta à cena cultural da cidade na próxima segunda-feira (7) após uma breve pausa durante o mês de junho passado, por conta das festividades juninas e do recesso escolar. Na programação deste mês de julho, o projeto pauta a cultura popular com a sessão ‘Cinema Brincantes’, composta por vídeos documentários em curta metragem de realizadores paraibanos. A realização do projeto é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Os vídeos são ‘Brincantes Visionários’, de Elinaldo Rodrigues, com 20 minutos de duração; ‘Serena, serená: Os caminhos do coco de roda e da ciranda na Paraíba’, de Lorena Travassos, com duração de 20 minutos, e ‘Extraordinárias estórias em Manecos’, de Tuca da Silva, que tem 15 minutos. A primeira exibição de julho ocorre a partir das 20h da segunda-feira, na Escola Municipal Menino Jesus, na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, nº 09, Tambiá.

Sinopses – O vídeo ‘Brincantes Visionários’, com fotografia de João Carlos Beltrão, mergulha num celeiro da cultura popular na periferia de João Pessoa, retratando o cotidiano que pulsa numa trincheira de luta em defesa da tradição, onde mestres e brincantes narram sua saga enfrentando a opressão social urbana com criatividade e amor pela arte. O trabalho, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), foi premiado como ‘Melhor Produção Independente’ e ‘Prêmio BNB’, no ‘III Fest Aruanda’, ocorrido em 2007.

‘Serena, serená aborda os caminhos do coco de roda e da ciranda na Paraíba’ . com fotografia de Lorena Travassos, Victor Ramalho e Chico Sales e é um trabalho guiado pela música e cultura locais. O documentário vagueia entre diálogos mantidos com coquistas e cirandeiros paraibanos, a exemplo de Penha Cirandeira, Odete de Pilar, Grupo de Caiana dos Crioulos e Mané Baixinho.

‘Extraordinárias estórias em Manecos’ trata da rotina de vida da comunidade rural de Manecos, que é alimentada por histórias sobrenaturais. Uma delas é a lenda da ‘Cumade Fulozinha’, a ‘Senhora das Matas’, que povoa o imaginário e as superstições dos moradores. O vídeo também tem a fotografia de João Carlos Beltrão.

Retrospectiva – O Cine Volante, que acontece desde 2005, este ano passou a realizar sessões com temáticas específicas, abrindo a temporada 2008 com ‘Mulheres em três tempos’, em homenagem às mulheres, com os vídeos ‘Espalhadas pelo ar’, ‘Vida Maria’ e ‘Célia Rosita’. Já a sessão ‘De perto ninguém é normal’ trouxe os vídeos documentários ‘Condutor de metais’, ‘O guardador’ e ‘Instrumento detector de alguma coisa’, todos retratando o cotidiano de personagens singulares da Paraíba, além da sessão ‘Os incompreendidos’, com os vídeos ‘Antes que seja tarde’, ‘Da janela do meu quarto’, ‘Saliva’ e ‘Dadá’.

Programação de julho:
Segunda-feira (7), 20h – Escola Municipal Menino Jesus, na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, nº 09, Tambiá.

Terça-feira (8), 19h30 – Associação Padre Hildon Bandeira, na Avenida Ministro José Américo, nº 3.100, Tambauzinho.

Quarta-feira (9), 19h30 – Associação de Moradores de Jardim Itabaiana, na Rua Elias Cavalcanti de Albuquerque, nº 1019, Cristo.

Sexta-feira (11), 17h30 – Unidade da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), localizada na Rua Gouveia da Nóbrega, s/n, em frente ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), Tambiá.

Terça-feira (15), 19h30 – Escola Municipal Dom Helder Câmara, na Rua Joamil Severino dos Santos, s/n, Valentina Figueiredo.

Quarta-feira (16), 19h30 – Escola Municipal Castro Alves, na Rua Manoel Guerra, nº 71, Funcionários I.

Sexta-feira (18), 19h30 – Associação da Caixa Econômica, no Altiplano.

Segunda-feira (21), 19h30 – Escola Municipal Presidente João Pessoa, na Rua Martinho Lutero, n.º 520, Jardim Veneza.

Terça-feira (22), 19h30 – Escola Municipal João XXIII, na Rua Projetada, nº 60, Alto do Mateus.

Quarta-feira (23), 19h30 – Escola Municipal Ernani Sátyro, na Rua Professor José Holmes, nº 120, Ernani Sátyro.

Terça-feira (29), 19h30 – Escola Municipal Leonel da Franca, na Rua Antônio Abrantes, nº 160, Ernesto Geisel.

Quarta-feira (30), 19h30 – Escola Municipal Aruanda, na Rua: Projetada, s/n, Bancários.

Quinta-feira (31), 19h30 – Escola Municipal Nazinha Barbosa, na Rua Edmundo Filho, nº 65, no Bairro São José.

Mais informações na Divisão de Audiovisual da Funjope, localizada na Praça Antenor Navarro, 06, Centro Histórico, telefone 3218-9707 (ramais 44 ou 35) ou ainda pelo endereço eletrônico divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br.