Cineasta Guto Carvalho ministra curso de vídeo-paisagens em JP

Por - em 61

O cineasta e videomaker paulista Guto Carvalho vai ministrar uma oficina aberta e gratuita de criação e produção de ‘Movscapes – vídeo-paisagens’, de 6 a 10 de abril, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. Os ‘Movscapes’ são vídeos que podem ser entendidos como uma obra visual em ‘loop’, composta a partir de fragmentos da realidade, captados em vídeo digital, onde se opera o registro e construção de pequenos ciclos de movimento.

A oficina é uma realização do Programa Rede Nacional Artes Visuais e Associação Brasileira de Documentaristas – Secção Paraíba (ABD – PB), em parceria com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MINC) e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O diretor já produziu ‘Movscapes’ em diferentes paisagens brasileiras. Segundo Carvalho, trata-se de um desenvolvimento conceitual da técnica de ‘loops’ expositivos, presentes em instalações e video-arte, integrados com a tradição audiovisual japonesa de paisagens animadas, com objetivos não narrativos, não significantes, mas de interação com o espectador.

A oficina compreende 20 horas de aula teóricas e práticas, onde se realiza a conceituação, produção, finalização e exposição de ‘Movscapes’. Os participantes devem possuir uma câmera capaz de gravar vídeo.

De acordo com Guto Carvalho, o mais interessante é que se trata de uma técnica relativamente simples, por isso mesmo envolvente e ameaçadora. A oficina ‘Movscapes’ é o espaço para difundir e questionar essa técnica. Ao invés de retrato, simulação; ao invés de registro, recriação. Movscapes aprisiona o tempo como um saci dentro da garrafa. A partir daí o resto é pura mágica. Assim, a pesquisa da paisagem em movimento, torna-se, por si só, um projeto de circulação de um determinado olhar e inquietação. Mais do que isso, a realização de oficinas permite que o conceito se estenda a outros artistas, instigando, provocando e recirculando o olhar documental, explica.

Guto Carvalho tem realizado Movscapes em diferentes locais do Brasil, dentre eles Jalapão (TO), Campos do Alto da Serra (RS), Lençois Maranhenses (MA), Pantanal (MT) e Serra Dourada (GO). Mais informações sobre a oficina ‘Movscapes – vídeo-paisagens’ podem ser obtidas através do telefone 3221-8450.