Cineclube Casarão 34 homenageia o ‘Dia da Consciência Negra’, nesta 5ª

Por - em 35

O Cineclube Casarão 34 homenageia, nesta quinta-feira (6), o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’ – a ser comemorado no dia 20 deste mês – na sessão ‘Só Doc’. Para tanto, exibirá a partir das 19h30 o filme ‘Pierre Verger: mensageiro entre dois mundos’, uma narrativa da trajetória desse artista francês que tinha uma ligação muito forte com a cultura negra e o Brasil.

No filme se pode ver a última entrevista do Verger, filmada um dia antes de seu falecimento, além de depoimentos de pessoas ligadas ao seu universo, como o documentarista Jean Rouche e o escritor baiano Jorge Amado.

Trata-se de um documentário (82 minutos de duração e lançado em 1999) sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narrado e apresentado por Gilberto Gil e dirigido por Lula Buarque de Hollanda. Após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador (BA) em 1946, onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin, na África.