Cinturão Verde apoia Semana dos Alimentos Orgânicos

Por - em 64

Uma semana para divulgar a alimentação saudável, treinar produtores e difundir novas tecnologias. Será desta forma que João Pessoa irá comemorar, a partir da próxima segunda-feira (25), a 5ª Semana dos Alimentos Orgânicos. Os eventos estão sendo organizados em todo o país pelo Ministério da Agricultura e, na capital paraibana, contam com o apoio do projeto Cinturão Verde, linha de crédito especial do programa Empreender-JP.

O objetivo desta iniciativa é difundir entre consumidores e produtores agrícolas as vantagens dos alimentos orgânicos. “Procedimentos como não usar fogo na produção, não usar agrotóxico, não contaminar o produto nem o meio ambiente beneficiam tanto o agricultor, quanto o consumidor e a natureza”, explica o coordenador do programa Cinturão Verde, Roberto Vital.

Desde 2005, quando foi criada, a linha de crédito do Empreender-JP voltada aos pequenos agricultores liberou R$ 1,2 milhão através de 315 operações de crédito contratadas com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar) e do Fundo Municipal de Incentivo aos Pequenos Negócios. Além dos financiamentos, o Cinturão Verde também desenvolve eventos de capacitação, assistência técnica agronômica, zootécnica e gestacional.

De acordo com Roberto Vital, a rotina de trabalho na atividade agroecológica faz dela um tipo de agricultura regenerativa, porque permite que o solo fique mais rico de nutrientes químicos com passar do tempo, ao contrário do que acontece com a agricultura baseada no uso dos agrotóxicos. Além disso, há benefícios também para a saúde do produtor e do consumidor de frutas e legumes naturais, que são poupados da ação dos agrotóxicos, causadores de doenças de pele, pulmão e até câncer.
 
Programação – A abertura da 5ª Semana dos Alimentos Orgânicos em João Pessoa será na próxima segunda-feira, às 8h30, com uma feira de produtos agroecológicos no auditório da Superintendência Federal da Agricultura da Paraíba (SFA), localizada na BR-230, estrada para Cabedelo. Ao longo da semana, haverá eventos em todo o Estado.
Para João Pessoa, o programa Cinturão Verde programou para terça e quinta-feira um curso de boas práticas de manipulação e aproveitamento culinário das sobras agroecológicas. A aula será realizada no Banco de Alimentos da Prefeitura (antigo depósito da Antártica) e deve contar com a participação de 20 produtoras das feiras agroecológicas do programa.

Quarta-feira (27), será a vez do treinamento prático em agroecologia para agricultores parceiros do Prohort, a associação dos produtores agroecológicos de João Pessoa, formada com o apoio do Cinturão Verde. O evento será realizado na Associação Agrícola do Engenho Velho.

Na quinta-feira (28), um palestra ensinará os benefícios da alimentação orgânica a alunos da 9ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola, localizada na avenida Beira Rio, em João Pessoa. O encerramento da Semana dos Alimentos Orgânicos acontecerá na sexta-feira (29), com um café da manhã e uma feira agroecológica na Praça da Paz, nos Bancários.