Cinturão Verde leva alimentos a 30 entidades filantrópicas de JP

Por - em 56

O Programa Cinturão Verde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Governo Federal através da Conab, está abastecendo 30 entidades filantrópicas do município com frutas e hortaliças orgânicas produzidas pelos próprios agricultores inscritos no programa. Na manhã desta segunda-feira (17), a Casa da Criança com Câncer, localizada no Bairro do Tambiá, recebeu a doação semanal de vários alimentos, como couve, abóbora, inhame, mamão, banana, acerola, dentre outros. São cerca de 14 itens, incluindo frango caipira.

“A parceria com a Prefeitura é fundamental, pois da mesma forma que ela nos dá apoio técnico e logístico, a parte que cabe a ela como repasse é doada as entidades que são assistidas pelo Governo Municipal, como o Abrigo de Idosos Vila Vicentina, Hospital Laureano, Hospital Padre Zé, dentre outros”, disse Rosiane Cruz, diretora da Cooperativa dos Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort-JP), que fez a entrega dos alimentos.

O Cinturão Verde já investiu mais de R$ 1 milhão na agricultura familiar de João Pessoa, firmando cerca de 300 contratos de financiamento. São 180 empreendedores que receberam capacitação em diversas áreas e hoje comercializam seus produtos com venda direta ao consumidor, através de duas feiras agroecológicas realizadas na Praça da Paz, no Conjunto dos Bancários, e no Mercado Público do Valentina. De acordo com o convênio, os produtos consumidos pelas entidades serão pagos pelo Governo Federal, através da Conab. Já o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), se comprometeu em financiar e orientar o cultivo e promover a entrega dos produtos agroecológicos.

A Casa da Criança com Câncer é mantida através de doações dos sócios e de diversos colaboradores. Localizada na Rua Deputado Odon Bezerra, 215, em Tambiá, possui cerca de 400 crianças cadastradas em regime rotativo, ou seja, cerca de 15 a 20 crianças por semana recebem tratamento. Para eles, esses alimentos são muito bem vindos, pois mantém algumas refeições.