Ciranda Curricular e Escola Aberta expõem trabalhos no próximo sábado

Por - em 16

Os programas Ciranda Curricular e Escola Aberta, executados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizarão neste sábado (24), a partir das 8h, a Mostra de Oficinas dos Pólos Lua e Sol. A atividade reunirá oficineiros e participantes das 16 escolas da rede municipal de ensino que integram os programas e formam esses pólos, acontecendo simultaneamente em cada uma delas.

Alegria, diversidade e muito colorido poderão ser conferidos nas apresentações lúdicas e pedagógicas que acontecem durante todo o dia, com espetáculos teatrais, musicais, artes circenses, artesanato, papetagem, produção de bijuterias.

A exposição vai reunir os trabalhos produzidos durante o segundo semestre de 2007 nas oficinas aplicadas pelos programas. Esse já é o quinto semestre em que ao final são realizadas as mostras de cada pólo. A atividade é uma forma de divulgação das produções e convite para novos alunos.

“Essa mostra vem como forma de apresentar a toda a comunidade as atividades que são realizadas nas escolas municipais de forma a atrair cada vez mais participantes”, enfatizou Ailza Freitas, coordenadora do Ciranda Curricular e do Escola Aberta.

Intercâmbio
– “Um ponto interessante do evento é que também acontece um intercâmbio entre aqueles que fazem parte dos programas. A cada mostra, as escolas dos outros pólos visitam as anfitriãs criando um clima de integração e troca de conhecimento entre elas; cada uma sabe o que a outra está fazendo, podendo assim se inspirar e melhorar cada vez mais”, comentou Ailza Freitas.

Essas exposições acontecem em cada Pólo do Ciranda Curricular e Escola Aberta e também servem como forma de preparação para a grande ‘Mostra Geral dos Programas’ no dia 15 de dezembro, a partir das 14h, na Praça Bela, localizada no bairro Funcionários II. Nessa atividade estarão reunidos os 162 oficineiros e os 6.500 participantes dos programas.

As outras edições da ‘Mostra Geral’ já ocorreram na Praça da Paz, localizada no bairro dos Bancários e na Praça do Coqueiral, localizada no bairro de Mangabeira. Segundo a coordenadora do Ciranda Curricular e Escola Aberta, essas mudanças vêm como forma de valorizar novos equipamentos que estão sendo construídos em João Pessoa, de forma a acontecerem nas mais diferentes comunidades e alcançando muito mais pessoas.

Os programas – O Ciranda Curricular e o Escola Aberta são programas de arte-educação e inclusão através de oficinas informativas, artísticas, esportivas e profissionalizantes que são ministradas aos sábados nas 90 escolas da rede municipal, de manhã e à tarde, para a comunidade em geral.

As escolas que participam dos Programas estão divididas em quatro Pólos, que são: Cometa, Estrela, Lua e Sol. Fazem parte dos Pólos Lua e Sol, que sediam a Mostra deste sábado, as escolas municipais Carlos Neves, Fenelon Câmara, Darcy Ribeiro, Dom Hélder Câmara, José Novaes, Bartolomeu de Gusmão, Augusto dos Anjos, João Santa Cruz, João Monteiro, Leonel da Franca, Duque de Caxias, Severino Patrício, João XXIII, Leônidas Santiago, Tharsilla Barbosa e Santos Dumont.