Ciranda Curricular e Escola Aberta realizam mostra geral, na quinta

Por - em 30

Mais uma Praça de João Pessoa vira palco das ações dos programas de arte-educação da rede municipal de ensino. Os programas Ciranda Curricular e Escola Aberta realizam nesta quinta-feira (11), a partir das 14h, na Praça do Caju, localizada no Bairro do Bessa, a Mostra Geral do Módulo II – 2008. Mais de cinco mil pessoas, entre alunos, educadores e oficineiros devem participar das atividades que acontecem simultaneamente durante a mostra, uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

A Mostra Geral dos programas Ciranda Curricular e Escola Aberta tem o objetivo de integrar todos os participantes das oficinas ministradas semanalmente em 41 unidades de ensino da rede municipal e, ainda, transpor os muros das escolas e divulgar o trabalho realizado para a comunidade que ainda não participa da ação.

“O Ciranda Curricular e Escola Aberta buscam fazer das escolas um espaço de interação entre, pais, alunos, professores e até mesmo aquela pessoa que até então não tinha relação nenhuma com o ambiente escolar. Por isso, a mostra se torna espaço importante para quem ainda não participa: é a chance de conhecer o que está sendo realizado e se integrar a oficina que mais interessa”, enfatizou Ailza Freitas, coordenadora do Ciranda Curricular e Escola Aberta.

Atividades – A programação da Mostra Geral acontece em várias tendas espalhadas por toda a praça, nas quadras e no anfiteatro. Nas tendas estarão expostos os trabalhos das oficinas de artesanato, desenho, informática e manicure. Já nas quadras, serão realizados torneios esportivos, envolvendo os participantes das oficinas de esportes. Para o anfiteatro foi preparada uma programação especial, envolvendo teatro, dança e música, resultado dos trabalhos que acontecem em 27 escolas municipais.

Para abrilhantar ainda mais a mostra de encerramento do ano letivo de 2008 do Ciranda Curricular e Escola Aberta, também estará participando das atividades o Programa Mais Educação, uma iniciativa do Governo Federal em parceira com PMJP.

Prêmio Saber Sabor – O programa, responsável pela educação integral que acontece em 59 escolas da rede municipal, premiará os melhores alunos no Prêmio Saber Sabor. A ação, realizada em parceria com o Sebo Cultural, teve como objetivo incentivar a leitura junto a 5.900 alunos ligados ao programa. Para isso, cada aluno recebeu uma ficha e por meio dela era possível ter acesso a um livro. No final de cada leitura era disponibilizado um novo título. Cada escola escolheu 100 estudantes para participarem do Prêmio, e entre eles o que leu mais livros conquistou o Prêmio Saber Sabor.

Os 59 vencedores irão receber um kit educativo com vários livros e materiais lúdicos e ainda participarão de uma excursão ao Memorial Augusto dos Anjos, localizado na cidade de Sapé, e à Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo.