Ciranda Curricular e Escola Aberta reúnem mais de 2,5 mil em mostra

Por - em 58

Mais de 2.500 pessoas participam nesta quinta-feira (12), a partir das 13h30, da ‘Mostra Pública do Ciranda Curricular e Escola Aberta’, que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) – numa ação de sua Secretaria de Educação (Sedec) – realizará na Praça Lauro Wanderley , no bairro Funcionários II. A atividade marca o encerramento do Módulo I de 2008 dos programas Ciranda Curricular e Escola Aberta.

Na ocasião, o contingente de participantes realizará as mais variadas ações, todas fruto das oficinas que são ministradas aos sábados em 42 escolas da rede municipal de ensino. A atividade acontece em parceira com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e conta com a presença da coordenadora nacional do Escola Aberta, Natália Duarte.

Serviços – Dentro da programação serão oferecidos ao público em geral atendimentos como corte de cabelo, manicure, brincadeiras populares, maquiagem artística e degustação. Os visitantes também assistirão a exibições de vídeos produzidos na oficina de cinema, exposição fotográfica e receberão os jornais produzidos pelos participantes das oficinas de jornalismo, que também estarão realizando entrevistas e colhendo depoimentos com as pessoas que estiverem participando da Mostra.

Nos espaços livres haverá também torneios de Futsal e Handebol e ainda Rodas de Capoeira, Artes Marciais, e exposições de todas produções artesanais dos participantes do oficina. E no palco que será armado na Praça Lauro Wanderley estarão sendo realizadas apresentações de música, teatro, dança e contação de histórias infantis.

A escola por dentro – O Ciranda Curricular e o Escola Aberta realizam no final de cada módulo uma mostra pública. A ação tem como objetivo levar para as comunidades o que está acontecendo dentro das escolas, por meio dos programas, mostrando a grandiosidade da iniciativa que mantém 166 oficineiros, cada um ministrando quatro atividades nas escolas municipais.

“A Mostra Pública também é o momento de apresentar o Ciranda Curricular e o Escola Aberta para aqueles que ainda não conhecem, e que no próximo semestre possam vir a participar, por isso sempre realizamos em um praça”, explicou Ailza Freitas, coordenadora dos programas em João Pessoa.

Módulo II
– As atividades do módulo II de 2008 desses programas começam na segunda quinzena de julho próximo. Novas turmas serão formadas na segunda etapa e a escolha das oficinas a serem ministradas foi feita em assembléia, com a participação da equipe dos programas, ministrantes e escolas participantes. Assim, a própria comunidade escolheu quais atividades serão realizadas nessa nova fase. As inscrições serão abertas a partir de julho e toda a comunidade pode participar.