Ciranda Curricular vai selecionar ministrantes para realizar oficinas

Por - em 16

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), abre uma nova oportunidade para as pessoas interessadas em ministrar oficinas pelo programa Ciranda Curricular. Entre os dias 14 e 25 de janeiro, a coordenação do programa está recebendo currículos e realizando entrevistas para formação de banco de dados de candidatos que desejam realizar essa atividade nas escolas da rede municipal de ensino.

Os interessados devem procurar a coordenação do Ciranda Curricular no Centro Administrativo Municipal (CAM), no Bairro de Água Fria, levando currículo completo, com comprovante de experiência em atividade comunitária e na área em que se propõem a ministrar a oficina, que deverá fazer parte da lista de atividades já ofertadas pelo programa. Os currículos serão recebidos nos horários de 8h às 12h e 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. No ato da entrega do currículo, o candidato já fica sabendo da data e horário da entrevista.

Além da experiência comprovada, o candidato não pode ser funcionário público municipal e será dada prioridade a desempregados que tenham acima de 35 anos de idade. Segundo Ailza Freitas, coordenadora do Ciranda Curricular, esse critério surge como forma de buscar a inclusão de pessoas que já não estão mais no mercado de trabalho.

Remuneração e atividades – A remuneração para os oficineiros do Programa é de R$ 380,00, acrescidos de vale transporte. Os participantes têm carga horária de 20h semanais, distribuídas na seguinte forma: oito horas aos sábados, onde serão desenvolvidas as oficinas; oito horas nas terças e quintas-feiras à tarde destinadas a reuniões; uma hora de planejamento individual e três horas para divulgações em eventos previamente agendados pela coordenação, festas públicas promovidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), praças públicas, aniversários dos bairros e demais manifestações populares da cidade em que o Programa é convidado a realizar oficinas e expor seus objetos resultantes do trabalho realizado.

O que é
– O Ciranda Curricular é um programa de arte-educação e inclusão que busca criar na escola espaço de interação entre toda a comunidade. As atividades acontecem aos sábados através de oficinas artísticas, educativas e profissionalizantes que são ofertadas para estudantes, familiares e comunidade em geral. Não há qualquer restrição quanto à faixa etária, sexo, etnia, credo e escolaridade. Atualmente, 41 escolas da rede municipal realizam as oficinas, beneficiando 6.752 pessoas. As atividades que farão parte do Módulo I 2008 têm previsão de início para 14 de fevereiro.

Investimentos – A Prefeitura planeja para 2008 um investimento orçado em R$1 milhão. “Entre recursos próprios, convênios e parcerias, deveremos dobrar o orçamento em 2008, pois as comunidades beneficiadas já consolidam o sucesso dos programas em forma de cooperativas, ONGs com formação de emprego e renda e, principalmente, melhor rendimento escolar dos estudantes participantes, nosso maior objetivo”, explicou Ailza Freitas.

As oficinas – Para quem quer participar como oficineiro, estão sendo oferecidas as modalidades: capoeira, mosaico, informática, vôlei, futebol, violão e violino; danças populares: lapinha, coco de roda, ciranda, cavalo marinho; bijuteria, percussão, cinema, fotografia; circo: malabarismo, equilibrismo, tecido aéreo, perna de pau; espanhol, desenho artístico; educação e lazer: reforço na leitura e escrita de forma lúdica; artesanato, papetagem, judô, futsal, danças circulares, dança do ventre; brincadeiras populares: pipa, amarelinha, pião, bambolê; brinquedos populares: confecção; teatro, miniatura em madeira, artesanato com sucata, flauta doce, moda, jornalismo, teatro de bonecos, contação de histórias, maquiagem artística, canto coral, telemarketing, recepção, telefonia, balé, dança contemporânea, doces e salgados, culinária, bordado, crochê, tricô, grafitagem, modelagem em meia artesanal, biscuit, macramé, decopagem, hip-hop, dança, canto, pintura, unhas artísticas, cabeleireiro, maquiagem, pontilhismo em vidro, pintura de objetos por imersão, pintura em tecido; nutrição e saúde: receitas atreladas ao valor nutricional dos ingredientes; origami/dobradura de papel, confecção de bonecas, maculelê, arranjos florais, dança de salão, yoga, libras, entre outras.