Circo Digital em Mangabeira recebe 300 pessoas em dois dias

Por - em 132

Em dois dias de atividades, o projeto Circo Digital no bairro de Mangabeira recebeu um público de 300 moradores, que se inscreveram e participam das diversas atividades relacionadas à capacitação e qualificação profissional disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). As atividades do projeto no bairro começaram na noite de segunda-feira (28).

Estão sendo oferecidas nove oficinas, com mais de 250 vagas. Além das capacitações, a população tem acesso livre à internet e aproveita um espaço beleza, onde são feitos serviços estéticos de cabelo e maquiagem.

Uma das oficinas que tem registrado grande procura é a de Manutenção de Celulares, ministrada por Alexandre Barbosa. Segundo ele, o curso tem um caráter prático, completamente voltado para o mercado de trabalho. “Na iniciativa privada eles iriam pagar aproximadamente R$ 500,00 por aulas voltadas para a teoria, deixando a prática para depois. Aqui é diferente; todos os alunos tiram dúvidas e põem a mão na massa”, frisou.

A oficina foi muito procurada também pelo público feminino. Uma das interessadas pela área de manutenção de celulares que se inscreveu no curso foi Maria Carla, de 23 anos, moradora do bairro de Mangabeira. “Já aprendi a medir a tensão e a corrente, agora conhecerei o multímetro e o trabalho da fonte elétrica”, comemorou.

Charles Alves de Oliveira, de 20 anos, disse que pretende trabalhar no ramo e lançar o seu próprio negócio. “Já tenho um curso de manutenção de microcomputadores e, graças a Deus, apareceu o Circo Digital para que eu possa aprofundar os meus conhecimentos”.

Também tem sido bastante procurada pelos moradores a oficina de Formação de DJ, disponibilizada pelo Projeto Casa Brasil. De acordo com Pierre Dornellas, que coordena as atividades, a curiosidade e a iniciativa são inerentes aos jovens que buscam a qualificação. “São equipamentos atualizados, onde o alunado se conecta com o mundo da tecnologia e da música, trocando experiências com os nossos instrutores”, explicou. No Espaço Keeds, a garotada desenvolve atividades voltadas para o lazer, como dinâmicas e jogos eletrônicos.

Segundo o secretário Marconi Maia, o projeto acontecerá de maneira itinerante no próximo ano. “Essa é uma determinação do prefeito Luciano Agra. que é aproximar a gestão do povo”, destacou.

O Circo Digital está montado na Rua Luiz Alberto M. Coutinho, em Mangabeira VII, próximo ao ginásio Hermes Taurino. Todas as atividades são gratuitas e os participantes receberão certificado no último dia do evento, 9 de dezembro.