Circuito Cultural anima oito praças da Capital nesta sexta-feira

Por - em 56

Músicas de diferentes ritmos, dança de rua e manifestações da cultura popular são algumas opções do Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (2), que acontece em oito espaços públicos. A iniciativa, que busca o fomento e a descentralização da produção cultural na cidade, seleciona propostas de apresentações de grupos e artistas por meio de edital público, como forma de proporcionar igualdade de oportunidade aos proponentes.

Neste sábado (3), o projeto acontece em 10 praças e chega à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes na tarde de domingo (4), numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O Circuito Cultural das Praças, que acontece semanalmente até fevereiro de 2012, reúne uma série de expressões culturais, contemplando as áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança em 432 apresentações. O projeto também conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que insere grupos e artistas convidados, como forma de ampliar e diversificar ainda mais a programação.

Bairro dos Ipês – A Praça Coriolano Coutinho, do bairro dos Ipês, recebe a partir das 17h o espetáculo ‘Enquanto o Tempo Chega’, do Balé Jovem da Paraíba, com coreografia de Denilce Regina.

O grupo pretende provocar uma interação da dança com o público durante o número, através de identificação cultural. “O espetáculo trará uma reflexão, de forma poética, dos desejos e sonhos das jovens de se tornarem bailarinas, de descobrirem o mundo, de brincar, de amar. Reúne duas técnicas da dança, o balé clássico e a dança contemporânea, que se complementam na feitura da obra”, explicou a diretora Itamira Barbosa.

Varadouro – O regional agressivo da banda Mobiê é a atração da Praça Antenor Navarro, localizada no Centro Histórico da Capital, a partir das 22h. A banda, que surgiu na cena cultural pessoense em 2001, e desenvolve o seu trabalho seguindo os contextos musicais da época, de dentro e fora do País, além de influências plurais, optando por disseminar a estética que consiste essencialmente em mesclar rock com ritmos regionais e outros elementos.

No ano de 2005, a banda gravou o seu primeiro trabalho, intitulado ‘Mobiê Regional Agressivo’, que traz referências do livro ‘Iracema’, de José de Alencar. Os meninos da Mobiê trazem em seu som a influência de nomes como Chico Science & Nação Zumbi, Pantera, Raimundos, Sepultura, Suicidal Tendencies e Devotos.  O grupo é formado pelos músicos Alisson Nascimento (bateria); Delmer Oliveira (percussão); DigóesX (baixo); André kbção (vocal); Lael Leal P$ico (vocal) e Ícaro Oliveira (guitarra).

Rangel – A Praça da Amizade, no Rangel, será animada a partir das 18h pela dupla de violeiros repentistas Marivaldo dos Anjos – natural de João Pessoa e atualmente morando na cidade de Pedras de Fogo – e o seu parceiro Miro Pereira, que nasceu em Patú, no Rio Grande do Norte, e reside em Campina Grande. A dupla, que é bastante conhecida nas cantorias da Paraíba e estados vizinhos, promete agradar o público com muitos improvisos, além de canções populares e modalidades da cantoria, a exemplo de galope à beira mar, dez de queixo caído, oitavão rebatido e martelo alagoano.

“Nós também fazemos a chamada cantoria pé de parede, que é aquela que acontece em residências, bares, restaurantes e outros espaços culturais, mas, cantar na praça é sempre uma experiência muito boa e eu gosto de tocar em João Pessoa porque o nosso objetivo é manter essa cultura viva e eu observo que aqui os jovens se interessam pela cantoria, assistem com atenção e nos recebem com aplausos. Isso é muito bom para qualquer artista”, disse Marivaldo.

Bancários – A atração da Praça da Paz, nos Bancários, é o show acústico da cantora e compositora paraibana Gracinha Teles, que iniciou sua carreira ainda criança, cantando em programas infantis da extinta TV Universitária da cidade de Recife, em Pernambuco. A partir daí, participou de vários festivais em Recife, Curitiba, Paraná e São Paulo, inclusive do maior evento cultural da cidade, a Virada Paulista, ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Arrigo Barnabé, Itamar Assunção, Luiz Melodia e Rita Lee.

Mangabeira – O show ‘Há Braços’, do cantor e compositor Adeildo Vieira, é a atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira. O artista, que tem mais de 20 anos de carreira, vai intercalar canções já conhecidas do púbico, como as autorais ‘Olhos de Paisagem’ e ‘Amorério’; com parcerias, a exemplo de ‘Quem Foi?’ (Adeildo Vieira, Escurinho e Marcos Fonseca), com espaço ainda para músicas inéditas, entre elas, ‘O Presente,’ África de Mim’ e ‘Bem Querer’, esta última em parceria com Fernando Moura.

No show, Adeildo Vieira (voz e violão) será acompanhado pelos músicos Rudá Barreto (guitarra), Uaná Barreto (teclados), Jorge Negão (baixo) e Gledson Meira (bateria).

“É bom ver a cena cultural da nossa cidade se manifestando pelos logradouros públicos, dialogando com a população. É a excelente oportunidade de formar público e viver o exercício dos palcos, tão importante para quem deseja crescer nesta profissão. Já vemos muitas bandas novas saindo de estúdios e garagens, só por saber da oportunidade de poder exercitar suas criações”, comemorou Adeildo.

Tambaú – A Feirinha de Tambaú recebe, a partir das 19h, o espetáculo ‘Babaus Falantes’, do Mestre Clébio, da cidade de Guarabira. No espetáculo, os ‘bonecos’ proporcionaram ao público uma verdadeira celebração da cultura popular, onde o ventríloquo Clébio arranca risos da plateia. Este folguedo foi a atração de abertura do projeto Brincantes Brasileiros na Paraíba, que aconteceu no final do mês de julho e início de agosto, no Ponto Cem Réis.

Manaíra – A Praça do Skate, em Manaíra, será movimentada a partir das 19h pela banda Noskill, que surgiu na cena underground pessoense em 2005, fazendo punk rock hardcore. Em 2007, a banda lançou o EP intitulado ‘Ao Caos’, contendo seis faixas, e no ano seguinte foi apontada por vários sites especializados, a exemplo de hangar 110 e punknet evalepunk, como a revelação do hardcore feminino. No início de dezembro de 2009 lançou seu mais novo trabalho, o EP ‘Reconstruir’, que conta com seis faixas.

Cidade Verde – O anfiteatro João Balula, da Praça Encanto Verde, localizada no conjunto Cidade Verde, recebe a partir das 19h, a banda ‘Escape Erudito’. O quarteto vai se apresentar utilizando instrumentos como flauta, oboé, clarinete e fagote, além da percussão. No repertório, músicas paraibanas conhecidas do grande público. O grupo objetiva despertar nas pessoas o prazer da música e o interesse pelos instrumentos musicais, além da valorização e divulgação da música paraibana.

Convidados da Sedes – A programação com os grupos convidados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para compor o circuito desta sexta-feira (2) conta com ‘Teatro e Dança Moderna’, com a professora Gorete, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, e o Grupo de Louvor da Igreja Congregacional Jovens para Cristo, no anfiteatro João Balula, da Praça Encanto Verde, do conjunto Cidade Verde.

Confira a programação completa deste final de semana

Sexta-feira (02/11)

Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Espetáculo ‘Enquanto o Tempo Chega’, do Balé Jovem da Paraíba, com coreografia de Denilce Regina

Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

‘Banda Mobiê’

Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Dupla de violeiros repentistas Marivaldo dos Anjos e Miro Pereira

Bancários (Praça da Paz) – 19h

Show Gracinha Teles Acústico

Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Show ‘Há Braços’, do cantor e compositor AdeildoVieira

Apresentação da Sedes – ‘Teatro e Dança Moderna’, com professora Gorete

Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Espetáculo de teatro de bonecos ‘Babaus Falantes’, do Mestre Clébio

Manaíra (Praça do Skate) – 19h

‘Banda Noskill’

Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Apresentação da Sedes – Grupo de Louvor da Igreja Congregacional Jovens para Cristo

Sábado (03/11)

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Banda ‘No Resfulego da Sanfona’

Apresentação da Sedes – Samba com o ‘Grupo Raça Popular’, que comemora 20 anos de carreira

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Projeto ‘Perambularte: Um pouco de nós em tour’

Bessa (Praça do Caju) – 19h

Show ‘Semeando’, com ‘Rastaman reggae band’

Apresentação da Sedes – ‘Atitude Humana’ (hip-hop) e ‘Estrela Solidária’ (rap)

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

‘Banda Monstro’

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Projeto de artes integradas com Tony Rodrigues

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Grupo de chorinho ‘Oitavas do Choro’

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Grupo de percussão da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), ‘Baticumlata’

Apresentação da Sedes – ‘Banda Diplomata 83’ (MPB)

Conjunto Residencial Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h

Banda ‘Comedores de Lixo’

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Banda de forró ‘Os Três do Norte’

Apresentação da Sedes – Roda de Break (hip-hop)

Alto do Mateus – 17h

Banda de rock ‘Sou Karma’

Apresentação da Sedes – ‘Família Z-A’

Domingo (4)

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (anfiteatro) – 17h

Projeto Cantata Natalina com a orquestra de Violões e o Coral Infantil do Estado da Paraíba