Circuito Cultural das Praças inicia temporada nesta sexta

Por - em 26

O Circuito Cultural das Praças, considerado um dos maiores projetos culturais já realizados na Cidade de João Pessoa, inicia nova temporada, a partir desta sexta-feira (17), com cultura popular, DJs, MPB, nas praças da Paz, nos Bancários, Praça da Amizade, no Rangel, Praça do Coqueiral, em Mangabeira e Ponto de Cem Réis, no Centro. No sábado, o Circuito visita a Feirinha de Tambaú, ao som da Banda Êxodos Reggae Band, em uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).

Na sexta-feira (17), a partir das 17h, a Praça da Paz será animada pelo Boi de Reis Estrela do Norte, do bairro dos Novais, comandado pelo Mestre ‘Pirralhinho’, um folguedo popular composto por personagens humanos e animais fantásticos, cuja dramatização gira em torno da morte e ressurreição do boi. Filho do Mestre João do Boi, o Mestre Pirralhinho fez parte do Cavalo Marinho do Mestre Gasosa, de Bayeux, o qual integrou a brincadeira fazendo o papel de Dama. Também já fez parte do Cavalo Marinho do Mestre João do Boi, fazendo o papel de Mateus.

No mesmo horário, a Praça da Amizade recebe a apresentação do rapper Léo Thomas, com participação especial do DJ Guirraiz. Já a Praça do Coqueiral, recebe um ato público de apresentação do resultado de um trabalho realizado por alunos do ProJovem.

‘Som das 6’ no Circuito – Às 18h é a vez do Projeto ‘Som das 6’ se incorporar a Circuito Cultural das Praças, com a ciranda e aboios do músico pernambucano Zeh Rocha e as composições dos artistas paraibanos Amandi Cortez e Érica Maria.

No sábado, o reggae de Febuk movimenta a feirinha de Tambaú, a partir das 19h. O artista, que já conta com dois discos gravados, ‘Terra da Luz’ e ‘Jáh Está Comigo’, se interessou pela música desde cedo, já participou de diversos festivais de música em sua cidade, além de ter feito parte de um dos mais importantes movimentos musicais do estado, o Musiclube da Paraíba.

Como ressaltou o músico Toninho Borbo, que se apresentou no projeto em janeiro deste ano, o Circuito das Praças é um projeto voltado para a responsabilidade social e o fomento da cultura. “Além disso, é um espaço que dá visibilidade ao artista local e aqueles grupos e artistas que ainda não estão no mercado fonográfico. É uma oportunidade de divulgar esses talentos e com isso levar entretenimento para os bairros”.

Ampliação – Desde que a gestão pública municipal investiu na construção e reurbanização das praças, a Funjope, por meio de um planejamento constante, vêm ocupando estes espaços com atividades culturais de diversas vertentes, de forma gratuita, atraindo sempre um grande número de pessoas de todas as idades, em um processo de descentralização das atividades culturais.

Este ano, o projeto que atendeu 14 praças durante seis meses na temporada anterior, será ampliado para 19 praças. A iniciativa fortalece a democratização das expressões culturais da cidade e de outras regiões, trazendo à população, espetáculos gratuitos distribuídos pelas comunidades da cidade.