Circuito Cultural das Praças lança edital para próxima temporada

Por - em 29

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) publicou o edital de seleção de atrações para compor a programação da próxima temporada do projeto Circuito Cultural das Praças. As inscrições estão abertas no período de 18 de julho a 08 de agosto. O edital, com todas as especificações, está disponível no endereço eletrônico http://bit.ly/kTlgWH

A programação do Circuito Cultural das Praças contempla diferentes manifestações culturais, a exemplo de shows, cortejos, apresentações, performances, recitais, intervenções, espetáculos, feiras, festivais, exposições, mostras e exibições. Ela abrange as áreas de artes visuais, teatro e circo, dança, música, literatura, audiovisual, artes integradas, artesanato, cultura popular, design e moda. O Circuito Cultural acontece semanalmente de setembro deste ano até fevereiro de 2012, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Funjope.

Seleção – O critério de análise das propostas avalia os aspectos específicos de cada uma das áreas ou linguagens culturais, considerando prioritariamente fundamentos como o mérito artístico-cultural e a viabilidade técnica em conformidade com local e estrutura específica do circuito. O resultado final da seleção será divulgado no site da Prefeitura de João Pessoa (http://www.joaopessoa.pb.gov.br), como também na sede do órgão.

Circuito Cultural das Praças – O projeto surgiu em maio de 2006, quando a Prefeitura de João Pessoa inaugurou o anfiteatro Lúcio Lins, na Praça da Paz. Em seguida, mais seis praças foram construídas ou revitalizadas e a Funjope manteve uma programação permanente baseada na diversidade, na defesa do princípio da democratização do acesso e da circulação dos bens culturais.

O circuito, que acontece de setembro a fevereiro, foi sendo ampliado a cada ano, acompanhando o processo de construção e revitalização das praças. Ele se constituiu como uma importante política de cultura com o objetivo de valorizar a produção local e dar acesso às populações dos bairros do que vem sendo feito na cidade. Esta ação vem sendo reconhecida pelo público e pelos artistas como uma das mais importantes políticas públicas de cultura já realizadas em João Pessoa, numa contribuição permanente para a circulação de artistas, o fomento e a promoção da diversidade cultural.