Circuito Cultural das Praças oferece música, teatro e shows

Por - em 29

O Circuito Cultural das Praças de novembro será realizado nas sextas-feiras e sábados, mostrando um leque de atrações em 13 espaços públicos da Capital. Neste sábado (7), 11 praças serão movimentadas com apresentações de música, teatro e cultura popular, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Os shows acontecem sempre a partir das 20h, com exceção da Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, onde a programação tem início às 17h, atendendo uma reivindicação daquela comunidade. Neste sábado, especificamente, o Largo de São Pedro, no Centro Histórico, também recebe o Circuito Cultural dentro de uma parceria realizada entre a Funjope e o IV Festival Aumenta que é Rock.

Haverá apresentação da banda ‘Iazul’, formada por Fael (vocal e guitarra), Daniel (baixo), Rodrigo (guitarra) e Kleber Bujão (bateria). Com esta formação, a banda fez diversos shows, dividindo o palco com as principais bandas do cenário local e alguns nomes de destaque da cena underground brasileira, a exemplo de ‘Food4Life’, ‘Djunks’, ‘Aditive’ e ‘Rancore’.

Bancários – A Praça da Paz, nos Bancários recebe a dupla Paulo e Babi, dois irmãos instrumentistas que se destacaram com um trabalho autoral nas décadas de 70 e 80. Para esses dois irmãos, é pertinente salientar que a música produzida em 1970, nos shows coletivos no Lima Penante, Circuito Universitário, Teatro Santa Roza e Circo Escola Piollin, era a oportunidade de uma grande efervescência de idéias.

Funcionários I e II – A Praça Lauro Wanderley, no Funcionários I, será movimentada pelo grupo ‘Cambindas Brilhantes’, que é formado por 32 pescadores trajados de baianas. A dança parece ser uma festa, onde os escravos cantam e dançam para divertir a corte real. Já a Praça Bela, do Funcionários II, recebe a banda ‘Café do Vento’, que é bastante conhecida do público paraibano, tendo participado de importantes festivais da Capital, a exemplo do Música do Mundo, realizado anualmente pela Funjope.

Jaguaribe e Rangel – A ‘Escola de Samba Catedráticos do Ritmo’ é a atração da Praça Aquiles Leal, em Jaguaribe. A agremiação, que coleciona vários títulos do carnaval da cidade, foi a campeã do Carnaval Tradição, no ano de 2007. A Praça da Amizade, no Rangel, recebe o grupo de percussão ‘Baticumlata’ formado por funcionários da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), em sua grande maioria, agentes de limpeza.

Bessa e Manaíra – A Praça do Caju, no Bessa será movimentada pelo artista paraibano Dida Fialho, que participou em 1975 da primeira coletiva de música com o grupo ‘Ave Viola’, tendo neste mesmo ano gravado o disco ‘Réquiem para o Circo’, com a participação de Zé Ramalho. Viajou pelo Brasil com a peça teatral o ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, e percorreu o interior paulista com shows de música produzidos por Pedro Neves. A Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, será animada pelo Teatro Infantil do Grupo Graxa, que apresenta o espetáculo ‘Faz de Conta’.

Mangabeira, Gervásio Maia e Alto do Mateus – A atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, é o grupo instrumental ‘JP Sax’. Já a Praça da Esperança, do conjunto residencial Gervásio Maia, será animada pelo cantor e compositor Júnior Targino, um artista nascido em Catolé do Rocha, que traz em sua verve musical as autênticas tradições da cultura popular nordestina. Encerrando o Circuito Cultural da semana em alto estilo, a banda de rock pop ‘Clã Destinos’ se apresenta na Praça da Mangueira, localizada no Alto do Mateus.