Circuito Cultural das Praças traz teatro, circo e shows musicais

Por - em 30

Mais uma vez, o projeto Circuito Cultural das Praças oferece uma ampla e diversificada programação, nesta sexta-feira (3) e sábado (4), de forma gratuita, em diferentes espaços públicos da Capital. O projeto é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

A programação tem inicio nesta sexta-feira (3), a partir das 18h, na Praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto Cem Réis, quando o Circuito Cultural recebe o projeto ‘Som das 6’. Nesta edição vai ocorrer a apresentação do segundo Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba. A primeira apresentação é da Orquestra de Sanfoneiros, formada por 15 alunos das escolas de sanfona de João Pessoa. Na sequência ocorrem os shows de Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus, Walter Luis, bandas ‘Flor do Caruá’, ‘Forró Encabulado’ e ‘Tamborete de Forró’. Na mesma noite o sanfoneiro Zé Calixto grava o seu DVD, com a participação de Luizinho Calixto, Pinto do Acordeon e Messias Holanda.

No bairro do Rangel, a Praça da Amizade recebe a partir das 20h, o espetáculo ‘Abra a mala e solta o riso’, apresentado pelo palhaço Cheiroso e sua mala sonora. Na encenação é desenvolvida a trilha musical do espetáculo e que ao se abrir, desperta a imaginação dos espectadores. Sempre com a participação do público que viaja através dos jogos, esquetes e muitas improvisações. A peça conta com participações de mágico e a grande atração internacional ‘A pulga Catarina’. Ao final, o Cheiroso leva o público a refletir sobre a natureza do palhaço, com uma poética destinada a todas as idades, dialogando com o grande universo artístico do circo.

No mesmo horário, a Praça da Paz, nos Bancários, apresenta o espetáculo ‘Pedaços de Carmim’, da ‘Equilíbrio Companhia de Dança’. O trabalho, que conta com os bailarinos Sérgio Nosa, Maria José Medeiros, Sabrina Casado e Thais Ribeiro, com direção de Elias Miguel, parte da individualidade corporal de cada componente, onde o diretor desenvolve coreografias variadas, respeitando os limites e explorando as potencialidades dos bailarinos. A Equilíbrio Companhia de Dança, que surgiu no ano de 2007, tem o objetivo de levar a dança para todos os locais, difundindo esta arte e mostrando que a mesma é a mais pura expressão dos sentimentos.

Já a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, será animada a partir das 20h, pela música forte e o ritmo contagiante do cantor Escurinho, que já faz parte da cena cultural da cidade. O trabalho de Escurinho é marcado pela fusão de ritmos que vai do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, do caboclinho ao boi de reizado, dos ritmos afros e tribais e do maracatu ao coco de embolada. A formação musical de Escurinho vem da sua experiência com o pai, que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares do interior do Nordeste.

O artista Cacá Ribeiro é a atração da Praça João Balula, do bairro Cidade Verde, a partir das 20h. O artista, que tem dois trabalhos gravados, um LP e o CD ‘Todo Azul’, foi integrante do Musiclube da Paraíba, movimento musical ocorrido no inicio dos anos 80 que provocou a cena da música paraibana atual.

Mais tarde, às 22h, é a vez da banda ‘Zé Viola e Progressive Band’ movimentar a Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico da Capital. A banda é um projeto idealizado pelos músicos André Nóbrega (guitarrista e vocalista) e Helder Laurentino (guitarrista e backing vocal) que tem a proposta é misturar a linguagem regional ao rock progressivo, ambos com influências década de 70 e linguagem atual

Confira a programação do sábado (4)
Praça Rio Branco (Centro Histórico) – Chorinho com a banda Oitavas no Choro, dentro do Projeto ‘Sabadinho Bom’, das 12 às 14h.

Praça Alcides Carneiro (Manaíra) – Escola de Samba Independente de Mandacaru, às 17h.

Praça do Caju (Bessa) – Banda Dose Perigosa, às 20h.

Praça da Conquista (Padre Zé) – Capoeira Angola Palmares, às 20h.

Feirinha de Tambaú (Praia de Tambaú) – Odete de Pilar, às 19h.

Praça Augusto Crispim (13 de Maio) – banda Forró Fiando, às 20h.

Praça do Skate (Manaíra) – banda Ativamen-te Reggae, às 20h.

Praça da Mangueira (Alto do Mateus) – ‘Te conto na praça’, às 20h.

Praça Lauro Wanderley (Funcionários I) – Exposição fotográfica ‘A Multiculturalidade de Paratibe’, resultado de uma pesquisa realizada naquela comunidade às 20h.

Praça Bela (Funcionários II) – banda Baluarte, às 20h.

Praça da Esperança (Residencial Gervásio Maia) – Grupo Machê Legal, às 20h.

Praça Cultural (Castelo Branco) – Violeiro JB, às 20h.

Praça Soares Madruga (Valentina Figueiredo) – Projeto de contação de história afrobrasileira ‘E na escrita…’, com Ana Margarida, às 20h.

Praça Aquiles Leal (Jaguaribe) – Orquestra de Violões, às 20h.