Circuito Cultural das Praças inicia temporada nesta quinta

Por - em 27

O Projeto Circuito Cultural das Praças inicia nova temporada nesta quinta-feira (3), a partir das 20h, no Anfiteatro Lúcio Lins, da Praça da Paz, nos Bancários. As atrações são o ‘Circulo de Tambores’, ‘Tamborete’ e ‘Chico Correa & Electric Band’. A promoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O Circuito Cultural das Praças é um projeto que acontece de setembro a fevereiro, em diferentes praças, com o objetivo de fomentar e difundir a cultura paraibana, contemplando a sua diversidade e, ao mesmo tempo, proporcionar o acesso dos moradores aos artistas e grupos da cidade e de outras localidades. A iniciativa se constitui como um importante elemento de consolidação da cena cultural do estado.

A retomada das apresentações após o período das chuvas pretende consolidar ainda mais a visão de uma política de cultura com o objetivo de valorizar a produção local e dar acesso às populações dos bairros ao que de melhor vem sendo feito na cidade. A partir desta temporada, foram ampliados o número de comunidades atendidas e os dias das apresentações, uma vez que o projeto passa a funcionar de sexta-feira a domingo.

Segundo o Diretor Executivo da Funjope, Chico César, a gestão municipal entende que todos os bens culturais e serviços devem chegar onde as pessoas estão. “Por isso, tem primado por uma ação de descentralização também nas atividades culturais”. Sobre a ampliação da iniciativa, Chico César revela que “o projeto já havia se mostrado vitorioso nas versões anteriores e a sua ampliação tornou-se uma prioridade da Funjope, ao lado da criação de uma rede de oficinas nos bairros. Por tudo isso, digo que o Circuito Cultural das Praças é visto internamente como uma das principais ações desenvolvidas pela Funjope”, observou.

Programação da semana – Na sexta-feira (4), o projeto visita o ‘Ponto de Cem Réis’, a partir das 17h, com o grupo de Chorinho Chôriço. Na Feirinha de Tambaú, a partir das 20h, tem a ‘Ciranda Tupinambᒠdo Mestre Carboreto, e na Praça Antenor Navarro, ás 21h, a música instrumental da Banda Burro Morto.

No sábado (5), o Circuito acontece em quatro praças, a partir das 20h. Na Praça da Paz, a atração é o reggae da banda ‘Gunjah Reggae’. Já nos Funcionários I, a Praça Lauro Vanderley recebe o brega romântico da banda ‘Caronas do Opala’. A Praça Bela, nos Funcionários II, será animada pela banda ‘Os Gramáticos’, enquanto a Praça Onze, em Jaguaribe, recebe o ‘Quarteto de Trombones da Paraíba’.

No domingo (6), a partir das 20h, encerrando a programação da semana, o projeto circula a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, com a banda ‘Mobiê’, enquanto a Praça do Caju, no Bessa, recebe e espetáculo teatral ‘Nada, Nenhum e Ninguém’, do Grupo Geca, com a Trupe Arlequim. No mesmo horário, na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra, se apresenta a banda ‘Rastamen’.

Já no Conjunto Gervásio Maia, a Praça da Esperança recebe o grupo ‘Axé Capoeira’, coordenado pelo professor Manhoso. O Anfiteatro Vó Mera, da Praça do Rangel, recebe a cirandeira ‘Vó Mera e Seus Netinhos’, enquanto a Praça do Alto do Mateus apresenta o forró autêntico da banda ‘Cabras de Mateus’, oriunda do próprio bairro. O projeto ‘Canta Torre’ é a atração da Praça Tiradentes, no bairro da Torre.

Ampliando as ações – Em maio de 2006, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugurou o anfiteatro Lúcio Lins, na Praça da Paz. Em seguida, mais seis praças foram construídas ou revitalizadas. Ao mesmo tempo, a Funjope vem mantendo uma programação permanente baseada na diversidade e na defesa do princípio da democratização do acesso e da circulação dos bens culturais. A partir de agora, o projeto passa a atender 14 praças.