Circuito Cultural inicia 2012 com teatro e música nesta sexta-feira

Por - em 401

Espetáculos de teatro, além de músicas de diversos estilos estarão presentes no primeiro dia do Circuito Cultural das Praças de 2012, que acontece nesta sexta-feira (6), em diferentes bairros da Capital. O evento deste final de semana também inclui uma vasta programação no sábado (7). A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Circuito Cultural das Praças da edição 2011/2012 selecionou, por meio de edital público, 432 apresentações para compor uma temporada de seis meses. O projeto começou em setembro do ano passado e continua até março próximo. Foram contempladas as áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. A programação conta ainda com artistas convidados da Sedes.

Ipês – “Canções que eu quis pra mim” é um trabalho voltado para músicas de compositores nordestinos. Trata-se do projeto atual da cantora Meire Lima, que já está em estúdio gravando seu primeiro CD, produzido por Rinaldo Vitorinni, da Tallentus Midas. O álbum será lançado ainda este ano por uma gravadora de São Paulo.

Entre as músicas do repertório desta sexta-feira estão “Retrato da Vida” (Dominguinhos e Djavan), “Crime Cruel” (Bebé de Natércio), “Veja Margarida” (Vital Farias) e “Dona do Dom” (Chico César). A artista paraibana de Itabaiana se apresenta na Praça Coriolano Coutinho, a partir das 17h.

Varadouro – Antônio Victor da Silva, o Sasquatch, nasceu e cresceu no bairro pessoense de Jaguaribe, onde começou a tocar guitarra em bandas de punk hardcore. Ele se apresenta na Praça Antenor Navarro a partir das 22h. Seu trabalho sofre influências ainda do repente nordestino, Bezerra da Silva, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga. Tudo isso misturado ao dancehall jamaicano.

Nos últimos três anos, vem desenvolvendo produções de beats e compondo suas próprias letras, como “A Dama e o Vagabundo”, “Brisa do Anoitecer”, “Se Mexe, Não Para”, “Armilas”, além de outras que estarão no repertório desta sexta-feira.

Rangel – A Banda Mafiota é a atração da Praça da Amizade, a partir das 18h. O show consiste em uma mistura de músicas próprias e alguns covers de aclamados artistas brasileiros, incluindo paraibanos. A performance possui uma roupagem moderna, mesclada a intervenções teatrais por meio de citações de importantes poetas. Tudo acaba em uma junção de muito rock e ska, poesia e sentimento.

O grupo nasceu de um encontro entre estudantes do ensino médio, em 2007, com o propósito de trazer de volta o rock dos anos 80 e buscar a influência da música black e jamaicana, utilizando ainda metais.

Bancários – A partir das 19h, a Praça da Paz vai receber o espetáculo “Do Outro Lado da Chuva”, que estreou em setembro de 2010, no Teatro Lima Penante. Trata-se do segundo trabalho do Grupo Graxa de Teatro. A encenação é voltada para a criança interior de cada um, como afirma o autor do texto e ator Joht Cavalcanti.

A peça conta a história de Amélia, filha de pai viúvo, e de Crusoé, filho de mãe divorciada. Duas crianças que, cada uma em seu apartamento, protegidas pelas suas janelas, experimentam se comunicar, em uma tentativa de fugir da solidão da cidade grande. No elenco estão Adriele Daniel, Epitácio Souza, Cely Farias, Kassandra Brandão, Ingrid Castro e Léo Viana. A trilha sonora original e iluminação são de Fabiano Diniz.

Mangabeira – O espetáculo ‘Marque V ou F nos Poemas de Amor’ é a atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, às 19h. A peça é uma transposição cênica baseada na obra de mesmo nome, do poeta Klaus Marcus Paranayba. A encenação trata com bom humor e lirismo as questões propostas no livro que versam sobre o universo do amor.

A direção é de Ricardo Canella e a representação de Luana Lima e Raquel Ferreira. Após a apresentação será lançado no mesmo local, ao preço de R$ 15, o livro de poesias que leva o mesmo nome do espetáculo, de autoria de Klaus Marcus Paranayba.

Tambaú – A Banda Omelete se destaca no pequeno universo dos grupos musicais que se dedicam a fazer o público dar risadas, assumindo o seu lado divertido, em uma sátira aos megashows que aglomeram multidões nos dias atuais. A apresentação é a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. Com trejeitos e manias, os integrantes interpretam postais sonoros de Waldick Soriano, Reginaldo Rossi, Carlos Alexandre, Evaldo Braga, Maurício Reis, Genival Santos e muitos outros ícones da música brega, incentivando a participação do público. Eles garantem charme ao espetáculo, desde a iluminação até a composição dos personagens.

Tudo começou em 1993 e hoje o grupo está pronto para o lançamento de um novo CD, com trabalho autoral, previsto para este início de 2012. A trupe é composta por Sérgio Lira (baterista), Hercílio Antunes (baixo), Carlos Lira (guitarra), Maurílio Carlos (trompete) e Sinfrônio Lima (crooner).

Manaíra – Thyresis é uma banda brasileira de death metal melódico formada em 2006 na capital paraibana. O grupo se apresenta na Praça do Skate, a partir das 19h. O estilo consiste na fusão de death metal melódico, thrash metal e heavy metal tradicional, influenciado por bandas como In Flames, At The Gates, Dark Tranquillity, Iron Maiden, Metallica e Blind Guardian. A temática lírica geralmente gira em torno de conflitos pessoais internos e críticas à sociedade e à política.

Cidade Verde – O espetáculo “A Batalha da Cidade Contra o Rei Lixo” faz parte do projeto Despertando para Eco-Cidadania, do Grupo Jovem Zabala, ligado à Associação de Teatro Ateartyoga. Ele será encenado na Praça Encanto Verde, na Cidade Verde, a partir das 19h. Segundo os integrantes, a proposta busca agregar nas pessoas valores ambientais, além de sensibilizar a mentalidade do público infanto-juvenil com informações a respeito do manuseio do lixo por meio das artes.

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (16/01)

Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Meire Lima

Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

Sasquatch

Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Banda Mafiota

Bancários (Praça da Paz) – 19h

Espetáculo “Do Outro Lado da Chuva”

Convidado da Sedes: Banda Versos Livres

Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Espetáculo “Marque V ou F nos Poemas de Amor”

Convidado da Sedes: Scream

Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Banda Omelete

Manaíra (Praça do Skate) – 19h

Banda Thyresis

Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Espetáculo “A Batalha da Cidade Contra o Rei Lixo”

Convidado da Sedes: apresentações cover de Roberto Carlos e Tiririca

Sábado (17/01)

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Espetáculo “Nau Q Cirandô”

Convidado da Sedes: Banda Aba do Zóio

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Espetáculo “Bonita Maria”

Bessa (Praça do Caju) – 19h

Espetáculo “Teatrália”

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Banda Bolso Furado

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Banda Disacusia

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Trio Motirô

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Banda À Solta

Conjunto Residencial Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h

Banda Uskaba

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Robson Bass e Tercina Plug

Alto do Mateus – 17h

Banda Íris