Circuito Cultural tem música, dança, poesia e literatura neste sábado

Por - em 54

No Circuito Cultural das Praças deste sábado (12) tem apresentações de música nordestina, rock, danças regionais e de rua, teatro, poesia e muito mais. Serão 11 atrações que se apresentam em dez praças de João Pessoa, incentivando e valorizando a diversidade cultural e o trabalho de artistas paraibanos.

Realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o circuito mantém uma programação permanente com o objetivo de apresentar espetáculos culturais à população dos bairros da Capital. A edição deste ano vai estender a programação até a primeira quinzena de março de 2012. Ao todo, são 432 apresentações selecionadas em edital público, além de artistas e grupos convidados pela Sedes.

Desta vez, apresenta-se na Praça da Cultura (Castelo Branco) o cantor e compositor Alexandre Pé de Serra, com um autêntico forró nordestino, além da Banda Positivação. Na Praça Alcides Carneiro (Manaíra) a noite é literária, com o espetáculo ‘Te conto na Praça’, de Bruno Hercílio. A Praça do Caju (Bessa) será palco do grupo de dança Versátil, com o espetáculo ‘E-Moções’. Já na Praça Lauro Wanderley (Funcionários I), o agito fica por conta da Banda Anexo, que apresenta canções nas quais predominam os ritmos coco de roda, caboclinho, maracatu, xote e ciranda.

Em Jaguaribe (Praça Aquiles Leal), os moradores poderão conferir o trabalho do músico Clayton Barata e a banda Soul Black Music. Músicos, cantores, compositores, atores e poetas do grupo Teatrália entram em cena para apresentar o espetáculo ‘Ensaios Fotográficos’, na Praça da Esperança (Gervásio Maia). Já na Praça da Mangueira (Alto do Mateus) a vez será do rock and roll da banda Retrohollics e na Praça Soares Madruga (Valentina), os moradores poderão curtir o som da banda de reggae Tribo Azaiz.

Castelo Branco – O toque da zabumba, os compassos de um triângulo agudo, a suavidade da sanfona nordestina, com pitadas harmônicas de flauta, cavaquinho e violões fazem parte do show ‘Feito Brasa no Terreiro’, título do mais novo CD do cantor Alexandre Pé de Serra, que se apresentará a partir das 19h, na Praça da Cultura. Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Trio Nordestino, Sivuca e Dominguinhos são as inspirações do músico paraibano, que promete animar o público presente com músicas de sua autoria como ‘Chão de Estrelas’, ‘Tudo Pra Te Dar’ e ‘Balanço Quente’ e também do autêntico forró nordestino.

Manaíra – Os moradores do bairro vão poder conferir o espetáculo literário ‘Te conto na Praça’, apresentado por Bruno Hercílio, às 17h, na Praça Alcides Carneiro.

Bessa – Na Praça do Caju, a partir das 19h, Itamira Barbosa apresenta o espetáculo ‘É tempo de Dançar’.

Padre Zé – O grupo de dança Versátil vai apresentar o espetáculo ‘E-Moções’ a partir das 19h, na Praça da Conquista. Formado há dois anos por bailarinos paraibanos, o grupo retratada uma linguagem baseada na dança urbana e contemporânea, com um cunho voltado para a dança de rua. O espetáculo propriamente dito mostra ao público, através da música e da dança, as várias formas de emoções inerentes ao ser humano, como raiva, amor e alegria e, ao mesmo tempo, retrata a moção, as várias formas de se movimentar com o corpo. A direção e coreografia são de Vanessa Bernardo.

Funcionários I – Percussão, cordas, vozes e poesia marcam a existência da Banda Anexo, que se apresenta a partir das 19h, na Praça Lauro Wanderley. O grupo nasceu em 2009 e traz em seu leque influências de nomes como Zé Ramalho, Geraldo Vandré e Caiana dos Crioulos. Os ritmos predominantes são: coco de roda, caboclinho, maracatu, xote e ciranda. As letras das canções abordam tanto a cultura nordestina quanto o amor, a vida, a morte e alguns temas universais. A musicalidade da Banda Anexo é feita de poesia paraibana, retocada pelas sonoras da guitarra, o registro rítmico percussivo e o lirismo.

Jaguaribe – O cantor e compositor paraibano Clayton Barata é a atração da Praça Aquiles Leal, a partir das 19h. Com três CDs lançados em sua carreira, o artista busca influências em artistas da terra como Renata Arruda, Kátia França, Escurinho, Alex Madureira, Regina Brown e Kennedy Costa. Na noite de sábado (12), o músico apresenta o show ‘De Braços Abertos para o Mundo e Você’, no qual mescla músicas de autorias próprias com a interpretação de produções de outros artistas e o trabalho junto com a banda Soul Black Music.

Funcionários II – O músico Alexandre França se apresenta na Praça Bela, a partir das 19h, com o show ‘Viverá Brasil’. Nele, o artista tenta resgatar e manter a cultura regional com ritmos como coco, ciranda, baião e clássicos que retratam a natureza, a infância e os costumes do povo nordestino.

Gervásio Maia – O espetáculo ‘Ensaios Fotográficos’, com o grupo Teatrália, chega à Praça da Esperança neste sábado (12), a partir das 19h. Músicos, cantores, compositores, atores e poetas compõem a cena, que consiste na declamação e encenação de poemas do livro Ensaios Fotográficos, do poeta matogrossense Manoel de Barros, cuja obra é feita de uma poesia simples e apaixonante. Fala do homem integrado à natureza, sem deixar de lado as relações sociais e as suas angústias frente às questões como fome, pobreza e exclusão social.

Alto do Mateus – O clássico rock and roll será exaltado pela banda Retrohollics, a partir das 17h, na Praça da Mangueira. O grupo surgiu em 2007 com o objetivo de tocar músicas que fizeram sucesso do final dos anos 60 ao começo dos 80. Formada pelo vocalista Bruno Trindade, pelo baterista Vitor Rocco, pelo baixista Degner Queiroz e pelo guitarrista Valter Pedrosa, a banda toca em seu repertório músicas de bandas clássicas de renome mundial como Led Zeppelin, Pink Floyd, Rolling Stones, The Beatles, The Doors, The Who, Jimi Hendrix, AC/DC e Deep Purple, entre outros.

Convidados da Sedes em três praças – Além das atrações selecionadas em edital público para o Circuito Cultural das Praças, o projeto recebe ainda grupos e artistas convidados pela Sedes. O objetivo é dar maior visibilidade aos trabalhos artísticos desenvolvidos pelas comunidades e bairros de João Pessoa.

Na Praça da Cultura, localizada no Castelo Branco, o grupo convidado é a Banda Positivação, que tem oito anos de estrada e apresentará um show com músicas no estilo reggae raiz. O grupo possui como referência artistas como Bob Marley, Ponto de Equilibrio e Mato Seco.

A banda Tribo de Azaiz será a atração convidada da Praça Soares Madruga, no Valentina. O grupo, também de reggae, existe desde 2009 e atua em vários eventos culturais da cidade. O quarto bairro a receber apresentações trazidas pela Sedes é o Alto do Mateus, que vai receber o pagode do Mania do Samba, com cinco anos de existência.

Confira abaixo a programação deste sábado (12):

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Feito Brasa no Terreiro (música)

Convidado da Sedes: Banda Positivação (música)

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

“Te conto na Praça” (literatura)

Bessa (Praça do Caju) – 19h

“É Tempo de Dançar” (dança)

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

“E-moções” (dança)

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Banda Anexo (música)

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Clayton Barata e Banda (música)

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Viverá Brasil (música)

Conjunto Residencial Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h

“Teatrália” (literatura)

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Convidado da Sedes: Banda Tribo de Azaiz (música)

Alto do Mateus – 17h

Rethrohollics Classic Rock (música)