Circuito das Praças encerra temporada com programação diversificada

Por - em 37

O Circuito Cultural das Praças encerra a sua temporada semestral (de setembro a fevereiro), neste sábado (23), a partir das 20h, com uma programação vasta e diversificada. O projeto, que atende sete praças da Capital, retoma as suas atividades no mês de setembro. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com os comitês gestores desses equipamentos públicos.

Bancários – O pólo ‘Cultura de Casa Vai à Praça’, que acontece no Anfiteatro Lúcio Lins, da Praça da Paz, recebe o espetáculo de teatro de bonecos ‘Venturas e Desventuras de Firmino Tripé’, do grupo ‘Flor do Mamulengo’. Com 35 minutos de duração, o espetáculo traz no elenco os artistas manipuladores e pesquisadores de mamulengos Florismá Melo, Cristina Medeiros, Damião Jocimário e Alexandre Nader, e conta a história de Dona Florzinha, uma viúva que tem como única riqueza as suas filhas Raimunda e Marieta, duas donzelas juradas e sacramentadas, até conhecerem o tocador Firmino. A partir daí, as vidas delas mudam radicalmente.

Manaíra – Já no pólo ‘Arte na Praça’, da Praça Alcides Carneiro, a atração é a Banda ‘Seu Rodolfho’, formada pelos músicos Mazo Melo (voz e tamborim), André Macambira (voz e violão) e ‘Vitamina’ (percussão). O Trio, que tem dois anos de existência, apresenta composições autorais, além de parcerias com vários compositores nordestinos.

Funcionários II – O Anfiteatro Sivuca, da Praça Bela, recebe a Banda Litígio, formada pelos músicos Israel (guitarra), Fernanda (violão), Iasmine (voz e violão) e Demetrius (bateria). O grupo traz influências pós-modernas e tem um repertório composto por músicas autorais, além de versões de compositores paraibanos como Pedro Osmar e Paulo Ró, líderes do movimento Jaguaribe Carne.

Bessa – O Anfiteatro Zé Ramalho, da Praça do Caju, será animado pelo show romântico da intérprete Sílvia Lúcia, que durante dezesseis anos realizou apresentações musicais. A oportunidade marca o retorno da cantora aos palcos.

Jaguaribe e Torre
– No pólo ‘Palco Aberto’, da Praça Aquiles Leal, acontece o show ‘Samba, sol e mar’, do artista Gen Gen, enquanto o pólo ‘Viva a Praça’, da Praça Tiradentes, na Torre, será animado pelo trio de forró pé de serra ‘Xameguinho do Forró’.

Mangabeira – No pólo ‘Encontro Cultural’, do Anfiteatro Chico César, localizado na Praça do Coqueiral, a programação começa mais cedo, a partir das 19h, com uma sessão especial de cinema, exibindo curtas metragens de animação. Em seguida, será a vez do espetáculo teatral ‘Chapeuzinho Vermelho e sua vovozinha muito pirada’, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). A noite termina em grande estilo com a apresentação das marchinha e dobrados da ‘Banda 5 de Agosto’. No domingo (24), a partir das 18h, a praça recebe o ‘1° Rock na Praça’, com a participação das bandas ‘Farta’, ‘Faley’, ‘Elmo’ e ‘Noskill’.

Acesso ao entretenimento – O ‘Circuito Cultural das Praças’ é um projeto dividido em pólos que objetiva oferecer entretenimento nas áreas de lazer das praças construídas ou revitalizadas e equipadas para receberem apresentações das mais diversas manifestações artísticas, atuando como um elemento de fomento e descentralização cultural. O projeto já conquistou a simpatia de moradores e visitantes da cidade.