Circuito das Praças encerra temporada nesta sexta com música e dança

Por - em 125

O projeto ‘Circuito Cultural das Praças’ encerra a temporada nesta sexta-feira (9), com várias atrações de música e dança. Durante todo o projeto 2011/2012, foram mais de 400 atrações, distribuídas em várias localidades da Capital. O evento, que começou em setembro, é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Os movimentos e cores da dança “Ponto de Vista” serão vistos na praça Coriolano Coutinho, a partir das 17h.  O espetáculo foi patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), com direção artística de Canízio Vitório e musical de Thiago Sombra. A coreografia é uma criação coletiva de Ali Cagliani, Bia Cagliani, Canízio Vitório, Izabella Aranha, Laís Luah e Nana Vianna.

Outra praça contemplada nesse último dia de projeto é a Antenor Navarro, no Varadouro. Nela, a partir das 22h, a atração é a banda Ubella Preta. Zau Rezende, vocalista da banda Zau Bahia, nasceu em Salvador e começou sua carreira no ano de 2003, fazendo voz e violão nos bares de Salvador. A cantora é a atração da praça da Amizade, a partir das 18h. Nos Bancários, quem vai animar o público, a partir das 19h, na praça da Paz, é o instrumentista, compositor e arte-educador Cristiano Oliveira, com o show “Tudo tem Viola”.

Cristiano iniciou a carreira em 1997, no movimento Musiclube da Paraíba. Nesta sexta-feira, ele vai apresentar a viola não apenas linguagem interiorana, mas também abrangerá outras vertentes. No repertório, estão composições próprias, desde o choro, samba e baião, até sons como o blues, jazz, soul e funk. Ainda será tocado um aboio e formas mais tradicionais de execução do instrumento, a exemplo do repente. A performance conta com a participação especial do ator Maurício Soares e das cantoras Nina e Glaucia Lima.

Guilardo Lima e banda é a atração da praça do Coqueiral, em Mangabeira, às 19h. Enquanto isso, os Gêmeos do Forró se apresentam a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. Já Atômico MC está na programação da Praça do Skate, em Manaíra, a partir das 19h. Na Encanto Verde, em Mangabeira, o público poderá curtir, a partir das 19h, o show de Yuri e Will.

Nesta edição 201/2012, foram selecionados, por meio de edital público, 432 apresentações. A iniciativa contemplou as áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. A programação conta ainda com artistas convidados da Sedes.

Convidados da Sedes – além dos selecionados em edital para o ‘Circuito Cultural das Praças’, a Sedes vai levar mais atrações às praças da Paz, Encanto Verde e Coqueiral. Nos Bancários, por exemplo, é a vez da Banda Matéria Orgânica, que surgiu em 2009, a partir da necessidade de desenvolver um trabalho em favor do meio ambiente e de conscientização ecológica, por meio da distribuição de mudas de plantas, da música (nos estilos pop/rock, blues, jazz) e da dança (de rua, hip hop, break).

No anfiteatro João Balula, da praça Encanto Verde, o convidado da Sedes é o rapper Mc Essyagá. O artista atua no cenário musical paraibano desde 2004, quando começou com o Realidade Periférica e agora está partindo para uma carreira solo. No repertório, ele mistura os ritmos regional, gangstar, reggae e reggaeton.

A Banda Q’ Fissura vai se apresentar na praça do coqueiral, em Mangabeira. O grupo de samba foi formado há dois anos e tem como componentes Júnior (cavaquinho), Paulinho (pandeiro), Serginho (rebolo), Paulista (surdo), Tacinho (violão), Carlos (percussão geral) e Naldo (vocal).

Confira a programação completa:

Sexta-feira (02/03)

– Bairro dos Ipês (praça Coriolano Coutinho) – 17h

Espetáculo de dança “Ponto de Vista”

– Varadouro (praça Antenor Navarro) – 22h

Banda Ubella Preta

– Rangel (praça da Amizade) – 18h

Cantora Zau Rezende

– Bancários (praça da Paz) – 19h

Instrumentista Cristiano Oliveira

Convidado da Sedes: Banda Matéria Orgânica

– Mangabeira (praça Coqueiral) – 19h

Guilardo Lima e banda

Convidado da Sedes: banda Q’ Fissura

– Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Os Gêmeos do Forró

– Manaíra (praça do Skate) – 19h

Atômico MC

– Cidade Verde (praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Yuri e Will

Convidado da Sedes: rapper Mc Essyag