Circuito das praças leva música e teatro para oito bairros nesta sexta

Por - em 52

Músicas de diferentes gêneros, a exemplo do rock, MPB, rap e forró, além de espetáculos de dança compõem a programação do Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (9). O projeto prossegue no sábado (10), em dez espaços públicos da Capital, numa realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que traz em todas as edições do circuito, artistas e grupos convidados, que agregam ainda mais valor a programação formada pelos projetos selecionados por edital público.

O Circuito Cultural das Praças, já considerado um dos projetos culturais mais arrojados e de maior amplitude dos últimos anos na Capital tem um caráter totalmente democrático tanto no formato das apresentações quanto nos critérios de seleção utilizados, por meio de edital público, para compor uma temporada de seis meses, contemplando as áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. Para esse período, iniciado em 9 de setembro deste ano e que se encerra março de 2012, foram contempladas 432 apresentações.

Bairro dos Ipês – A praça Coriolano Coutinho, recebe às 17h, show ‘Violão Brasileiro’, no qual, o violonista Rinaldo Vitorinni apresenta composições autorais que compõem o CD ‘Afinidades pelo selo Chororó’ lançado em 2010, que foi indicado pela Revista Rolling Stone e ainda, clássicos de grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Tom Jobim, Ernesto Nazareth e João Pernambuco, mesclando com a linguagem do jazz e a técnica da guitarra flamenca.

 

O artista e produtor musical, que é fundador da Escola de Música Tallentus, já se apresentou em importantes eventos da Capital e na cidade de São Paulo, em projetos do Sesc e no Tom Jazz, e segundo ele, a sua música ‘Sobre as ondas’ já é executada em mais de 50 países. Atualmente, o músico está em fase de pré produção do seu segundo CD, ainda sem nome definido.

Para Rinaldo Vitorinni, tocar nas praças mostra a democratização da cultura sendo realizada na prática. “Arte com acesso livre para todos. A resposta do público é o mais importante, no mundo atual da música das rádios são impostas, privando as pessoas da escolha. Assim podemos apresentar o que as pessoas não estão acostumadas a escutar e com certeza irão gostar”.

Varadouro – A praça Antenor Navarro, será movimentada a partir das 22h, com o show Noite do Metal, da banda Harpyar, que surgiu na cena musical pessoense com o objetivo de divulgar o heavy metal produzido na Paraíba.

Segundo os integrantes da banda, o cenário cultural atual está em uma verdadeira ebulição e isto favorece o trabalho das novas bandas,

Rangel – A banda swing nordestino é a atração da praça da Amizade, a partir das 18h. O grupo, que tem 15 anos de fundação, traz no seu repertório, sucessos do forró e relembram com frequência composições que foram sucessos nas interpretações de Flávio José, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Alcymar Monteiro e outros nomes nacionalmente conhecidos. Ao longo da carreira, Swing Nordestino já gravou dez CDs e sua trajetória rendeu prêmios. Os músicos também chegaram a participar de festivais regionais e se apresentaram tanto no Nordeste como no Sul do país.

Bancários – Praça da Paz, a partir das 19h, receberá os movimentos e cores do espetáculo de dança ‘Ponto de Vista’, que foi patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), com direção artística de Canízio Vitório e direção musical de Thiago Sombra. A coreografia é uma criação coletiva de Ali Cagliani, Bia Cagliani, Canízio Vitório, Izabella Aranha, Laís Luah e Nana Vianna.

O espetáculo, que recentemente compôs a programação da 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança, no Theatro Santa Roza, retrata tipos de relações sociais no mundo capitalista, enquadrando o indivíduo numa mecânica de cópias e recriações, de formas e rótulos. O cubismo dá base estética ao figurino, à trilha sonora e à coreografia, brincando com as possibilidades de pontos de vista que se pode ter de um mesmo elemento.

Mangabeira – A praça Coqueiral apresenta a partir das 19h, o show ‘As flores são felizes’, do cantor e compositor paraibano Bombinha. O artista, que tem mais de 20 anos de carreira, participou de importantes movimentos musicais da Capital, a exemplo do Musiclube da Paraíba, no inicio dos anos 80 e de festivais universitários e do Sesc. Nesse show, o artista, que toca violão e canta, será acompanhado do tecladista Dinda e vai cantar composições da sua autoria, a exemplo de Espantalho fonográfico, regresso, zanzá e As flores são felizes, além de relembrar grandes nomes da música brasileira, como Paulinho da Viola, Livardo Alves e Chico César, e ainda, uma música do seu filho Rafa Araújo.

Tambaú – Às 19h, na Feirinha de Tambaú, acontece o show do artista paraibano Dida Fialho, que tem uma longa trajetória musical e já no ano de 1975, participou da primeira coletiva de música com o grupo ‘Ave Viola’, tendo neste mesmo ano gravado o disco ‘Réquiem para o circo’, com a participação de Zé Ramalho. Viajou pelo Brasil com a peça teatral o ‘Auto da Compadecida’ de Ariano Suassuna e percorreu o interior paulista com shows de música produzidos por Pedro Neves. Após vários shows em São Paulo e morar no Rio de Janeiro por 12 anos onde fez parcerias com músicos de expressão da MPB, a exemplo do maestro e arranjador Jota Morais, participou da montagem da peça teatral ‘Morte e vida Severina’, de João Cabral de Melo Neto, numa produção da ‘Casa da Gávea’ e direção geral de Cristina Pereira. De volta à Paraíba, ganhou o ‘7º Forró Fest’ organizado pelas emissoras afiliadas à Rede Globo na Paraíba, com a música ‘Cantador de rua’, que intitula o nome do seu mais novo CD.

Manaíra – A praça do Skate vai receber, a partir das 19h, a banda Equilíbrio Cósmico, que surgiu no ano de 2006, no bairro do Alto do Mateus, a partir de uma banda de rock progressivo e traz as influencias do hard core, rock, blues, punk rock e rock progressivo. Atualmente, a banda é formada pelos músicos Poeta (vocal e guitarra), Kilson (guitarra solo), Bruno (bateria) e Arimatéia Silva (contrabaixo).

Cidade Verde – O Anfiteatro João Balula, na Praça Encanto Verde, será animado a partir das 19, com o show de General Frank e Preta Sam que executam sons do gênero world music. A dupla traz os ritmos hip hop, jazz, soul, samba e reggae, utilizando uma linguagem do cotidiano brasileiro e suas vibrações sonoras. General Fank iniciou sua carreira no final da década de 90, quando se engajou no movimento mangue beat. Em 2003, chegando a João Pessoa, o artista conheceu a professora de dança e cantora Preta Sam. A partir daí, iniciaram esse trabalho.

Convidados da Sedes em quatro praças – As atrações convidadas pela Sedes também farão parte da programação do Circuito Cultural das Praças.

Sexta-feira (9) – Na praça Encanto verde (Cidade Verde), acontece a apresentação cover de Roberto Carlos e Tiririca relembrando a Jovem Guarda, enquanto, na praça do Coqueiral (Mangabeira), é a vez da Banda de Pop Rock Scren. A Feirinha de Tambaú recebe o show ‘Trinta e Um de Janeiro Com A Música’.

Sábado (10) – A praça do Valentina recebe o Grupo de hip hop ‘Elementos de Rua’, já a praça Aquiles Leal (Jaguaribe) apresenta a repentista Beta e apresentação de literatura de Cordel. A praça Castelo Branco será movimentada com o reggae raiz da banda ‘Positivação’. Já na praça das Mangueiras (Alto do Mateus), se apresenta o DJ Rodrigo.

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (9/12)

– Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Show Violão Brasileiro com o violonista Rinaldo Vitorinni

– Varadouro (praça Antenor Navarro) – 22h

Show Noite do Metal, da banda Harpyar

– Rangel (praça da Amizade) – 18h

Banda swing nordestino

– Bancários (Praça da Paz) – 19h

Espetáculo de dança ‘Ponto de Vista’

– Mangabeira (praça Coqueiral) – 19h

Show ‘As flores são felizes’, do cantor e compositor paraibano Bombinha

Convidado da Sedes – Banda de Pop Rock Scren

– Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Show do artista paraibano Dida Fialho

Convidado da Sedes – Trinta e Um de Janeiro Com A Música

– Manaíra (praça do Skate) – 19h

Banda Equilíbrio Cósmico

– Cidade Verde (praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Show de General Frank e Preta Sam

Convidado da Sedes – Apresentação cover de Roberto Carlos e Tiririca relembrando a Jovem Guarda.

Sábado (10/12)

– Castelo Branco (praça da Cultura) – 19h

Lapinha Jesus de Nazaré

Convidado da Sedes – Banda de Reggae Positivação

– Manaíra (praça Alcides Carneiro) – 17h

Espetáculo ‘É tempo de dançar’

– Bessa (praça do Caju) – 19h

Banda ‘Pédecoco’

– Padre Zé (praça da Conquista) – 19h

Espetáculo A farsa do poder

– Funcionários I (praça Lauro Wanderley) – 19h

Banda Imigrantes

– Jaguaribe (praça Aquiles Leal) – 19h

Recital poesia falada

Convidado da sedes – Beta Repentista e apresentação de literatura de Cordel

– Funcionários II (praça Bela) – 19h

Show Gestos, de Lucas Salles

– Conjunto Residencial Gervásio Maia (praça da Esperança) – 19h

Show da banda Oficio 4

– Valentina (praça Soares Madruga) – 19h

Show da banda Squizopop

Convidado da Sedes – Grupo Elementos de Rua (Hip-Hop)

– Alto do Mateus – 17h

Banda Chameguinho do Forró

Convidado da sedes – DJ Rodrigo