Circuito das Praças movimenta 21 espaços públicos na sexta e sábado

Por - em 19

Um leque de atrações culturais movimenta diferentes espaços públicos da Capital nesta sexta-feira (10) e sábado (11), dentro do projeto Circuito Cultural das Praças, que é realizado de setembro a fevereiro. Neste período o projeto promove shows musicais, performances, peças teatrais e apresentações da cultura popular numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, a Praça da Amizade, localizada no bairro do Rangel, ganhará o brilho, a sonoridade e a dança da Lapinha Jesus de Nazaré, um trabalho do Mestre Maciel, que foi herdado de sua mãe Maria José de Souza. Atualmente participam da brincadeira dezessete componentes, entre crianças e adolescentes. Trata-se de uma brincadeira popular tradicional trazida para o Brasil pelos jesuítas e que também é uma disputa entre os cordões azul e vermelho. Durante a apresentação, o público participa votando no cordão de sua preferência. Esse voto se dá através de uma pequena importância simbólica anotada em um quadro-negro.

A Praça da Paz, nos Bancários recebe no mesmo horário o grupo ‘Literart’, que apresenta um espetáculo de caráter educativo, que faz uma verdadeira junção entre o teatro e a literatura, utilizando dinâmicas de interação com o público, em especial, crianças e jovens. O ‘Literart’, que encena histórias de escritores consagrados, a exemplo de Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Clarisse Lispector, além de contos populares de domínio público, é formado pelas arteeducadoras Joseane Bezerra, Josicleide Bezerra e Daniele dos Santos.

Ainda na zona Sul da Capital, às 20h, a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, a população vai ter acesso a poesia popular marcada por improvisos bem humorados e desafios, com os cantadores-repentistas Pedro Firmino e Pereira Santos. Próximo dali, no conjunto Cidade Verde, na Praça João Balula, o Grupo Graxa de Teatro apresenta a peça ‘Faz de Conta’. A peça narra um trecho na vida de dois personagens, ‘Bô’, interpretado por Ingrid Castro, e Neco, por Joht Cavalcanti, que seguem de praça em praça, de teatro em teatro, de escola em escola, brincando com os mais famosos contos clássicos infantis, transformando-os a mercê de suas vontades.

Mais tarde, a partir das 22h, a Praça Antenor Navarro, localizada no Centro Histórico, será animada pelo reggae jamaicano da banda ‘Tribo Ras’, que aborda em suas composições temas do amor e da paz, mensagens sociais e contra a opressão. O repertório conta com músicas autorais, a exemplo de ‘Coração da Vida’ e ‘Raízes Esquecidas’, está última será o título do primeiro EP gravado pela banda, previsto para ser lançado do primeiro semestre do próximo ano. A banda é formada pelos músicos Juninho (trompete), Vinícius – o Vile (sax), Anderson China (trombone), Júnior (teclado), Fabiano Lira (bateria), Danilo Ferreira (baixo), Mário (voz), Felipe Saara (guitarra base), Cristiano (guitarra Solo) e Cabeça (vocal).

‘Som das 6 no Circuito’ – A Praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto Cem Réis, recebe a partir das 18h, a violinista paraibana Belle Soares e a cantora paulista Luiza Possi, que é filha da também cantora Zizi Possi.

Confira a programação do sábado (11), com locais e horários das apresentações.

Praça Rio Branco (Centro) – Chorinho ‘Duduta e seu Regional’, de meio dia às 14h.

Praça Alcides Carneiro (Manaíra) – Espetáculo ‘Cordel Embolado de Ritmos’, do grupo de sapateado ‘Tap Arretado’, a partir das 17h30.

Praça do Caju (Bessa) – Espetáculo ‘Focus’, do Grupo de Dança Livre, às 20h.

Praça da Conquista (Padre Zé) – Espetáculo ‘O Boi Encantado – Um mergulho no maravilhoso mundo do folclore brasileiro’, do grupo de teatro de bonecos ‘Boca de Cena’, às 20h.

Feirinha de Tambaú – Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, às 19h.

Praça Augusto Crispim (13 de Maio) – Dal Zapata e Urso Amigo Batucada, às 20h.

Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte (Altiplano) – Orquestra Uirapuru, às 17h30.

Praça do Skate (Manaíra) – banda ‘In the mood hard blues band’, às 20h.

Praça da Mangueira (Alto do Mateus) – Espetáculo ‘Hoje é sexta’, da Trupe de Teatro e Circo Pirulito, às 20h.

Praça Lauro Wanderley (Funcionários I) – Espetáculo ‘Olhos de Isis’, às 20h.

Praça Bela (Funcionários II) – Espetáculo ‘Cocos e cirandas do Nordeste brasileiro’, com o Grupo Imburana de danças populares, às 20h.

Praça da Esperança (Gervásio Maia) – Espetáculo ‘Turma do Rói Rói’, com o grupo ‘Trovadores Infantis’, às 19h.

Praça Cultural (Castelo Branco) – banda ‘Pão Mofado’, às 20h.

Praça Soares Madruga (Valentina Figueiredo) – Espetáculo ‘Julieu e Romieta – Junto e Misturado’, da Companhia ‘Bagunça do Teatro’, às 19h.

Praça Aquiles Leal (Jaguaribe) – Espetáculo ‘No dia em qua Judas foi traído’, do Grupo de Teatro Aberto da Paraíba – Gruta, às 20h.